Ceviche

/5

APRESENTAÇÃO

Do sushi japonês, conhecido agora em todo o mundo, ao poke havaiano, que se tornou popular especialmente nos últimos tempos, passando por carpaccios e tartares locais, há muitos pratos saborosos que têm como protagonista o peixe cru! Hoje continuamos a volta ao mundo com o ceviche, uma típica receita peruana que se disseminou em muitos outros países da América do Sul em diversas variantes, incluindo a versão de camarão ou o ceviche de robalo. O segredo para um bom ceviche é obviamente escolher um peixe fresquíssimo, de carnes brancas: nós utilizamos filés de cavala e garoupa, mas você pode confiar no seu pescador de confiança para aconselhá-lo da melhor forma, dependendo da disponibilidade. O ingrediente principal da marinada, por sua vez, é o limão-taiti que, com a adição de cebola roxa, pimenta habanero e coentro, dá ao peixe um sabor intenso e marcante. O tempo de descanso pode variar de acordo com suas preferências: se você é um amante de peixe cru, siga nossas instruções que permitirão que os filés adquiram sabor mantendo inalterada a consistência das carnes. Caso contrário, você pode deixar o ceviche na geladeira por até 8-10 horas para que cozinhe parcialmente no líquido da marinada.

Não perca também o lomo saltado, outra especialidade típica do Peru!

INGREDIENTES
Filetes de garoupa 250 g - (para limpar)
Cavalinha 200 g - filés (para limpar)
Suco de limão 75 g - (cerca de 5)
Raspas de limão 2
Cebolas roxas 50 g
Pimenta verde picante ½ - habanero
Azeite virgem extra 45 g
Coentro quanto baste

Preparação

Para preparar o ceviche, primeiro prepare os ingredientes que você precisará: pique o coentro 1, descasque e fatie finamente a cebola roxa 2 e pique grosseiramente a pimenta 3.

Remova a pele dos filés de garoupa e cavala 4, depois retire as espinhas com uma pinça 5. Corte os filés de peixe para obter pedaços menores do mesmo tamanho 6.

Coloque os filés em uma travessa tentando não sobrepô-los muito, depois adicione a cebola 7, as raspas dos limões 8 e a pimenta picada 9.

Adicione também o coentro 10, depois despeje o suco dos limões 11 e o óleo 12.

Cubra a travessa com filme plástico 13 e deixe marinar na geladeira por cerca de uma hora. Após o tempo de marinagem 14, sirva o ceviche acompanhado de fatias de limão 15!

Conservação

Recomenda-se consumir o ceviche logo após a marinagem.

Conselho

Você pode enriquecer o ceviche com fatias de abacate e acompanhá-lo com milho e batata-doce cozida! Se preferir, substitua a pimenta habanero por pimenta vermelha fresca e o coentro por salsa, embora assim você perca parte do sabor original.

Curiosidade

O suco em que o peixe é marinado é chamado de leche de tigre e é muito apreciado no Peru por suas supostas propriedades afrodisíacas!

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semi-cozido

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.