Massa com pesto de rúcula e limão com tomatinhos confit

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje preparamos um prato principal rico em sabor e cor. Uma mistura de aromas e sabores incomuns e atraentes se unem para criar um equilíbrio verdadeiramente especial nesta massa ao pesto de rúcula e limão com tomatinhos confit. Começa com uma sensação levemente amarga dada pelo pesto de rúcula, mas antes que você perceba, o sabor do limão traz frescor e desperta suas papilas gustativas; prontas para passar ao próximo doce encontro, aquele com os tomatinhos confit! Um prato para ser servido frio em uma ocasião de jantar entre amigos ou no escritório para o seu almoço... um mimo perfeito para se dedicar nos dias mais quentes!

Venha descobrir outras deliciosas receitas de massa para o verão:

  • Espaguete integral com tomatinhos confit, feta e pesto leve de rúcula
  • Farfalle com salmão, ervilhas e tomatinhos confit com pesto de rúcula
  • Massa com pesto de amêndoas e tomatinhos confit
  • Tonnarelli ao pesto de rúcula

INGREDIENTES

Tubo Rigate 320 g
para os tomatinhos confit
Tomates-cereja 300 g
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Açúcar 1 colherinha
para o pesto
Rúcula 210 g
Suco de limão 1
Azeite virgem extra 100 g
Pinhões 40 g
Grana Padano DOP 40 g
Sal fino quanto baste
para decorar
Amêndoas em lâminas 25 g

Preparo

Para preparar a Massa com pesto de rúcula e limão com tomatinhos confit, comece pelos tomatinhos confit: corte os tomatinhos ao meio 1, coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga com a parte cortada para cima, tempere com açúcar 2, sal e azeite 3. Asse em forno ventilado pré-aquecido a 200 graus por cerca de 25 minutos, até que estejam murchos e ligeiramente caramelizados.

Retire do forno e deixe esfriar um pouco 4. Cuide das amêndoas: distribua as amêndoas em lâminas em uma assadeira forrada com papel manteiga 5, asse a 200 graus em forno estático por cerca de 5 minutos, até dourar 6.

Agora prepare o pesto de rúcula: no processador, coloque a rúcula lavada e seca 7, os pinhões, o queijo ralado 8, o sal, o suco de limão 9.

Ligue as lâminas do processador, adicione o azeite em fio enquanto bate 10. O pesto está pronto 11 e reserve-o. Cozinhe a massa al dente em bastante água fervente com sal 12.

Escorra a massa 13, coloque-a em uma travessa larga ou em um prato, tempere com azeite e deixe esfriar 14. Tempere a massa com o pesto de rúcula 15.

 

Misture para dar sabor 16 e sirva decorando os pratos com as amêndoas 17 e os tomates. A Massa com pesto de rúcula e limão com tomatinhos confit está pronta para ser saboreada 18.

Conservação

A massa com pesto de rúcula e limão com tomatinhos confit pode ser conservada por no máximo um dia na geladeira. Se preferir, você pode preparar com antecedência tanto o pesto quanto os tomatinhos e conservá-los na geladeira.

Dica

Você se apaixonou por este pesto? Use-o para temperar uma salada de batatas ou espalhe sobre torradas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.