Farinata de agretti

/5

APRESENTAÇÃO

A farinata com agretti é uma torta salgada leve e saborosa, perfeita para quem ama sabores rústicos mas com um toque de frescor. Inspirada na receita tradicional da Farinata de grão-de-bico, este antepasto primaveril é feito com farinha de grão-de-bico e se apresenta como uma torta bem baixa com uma crostinha crocante e dourada. O que a distingue da versão clássica são os agretti, que conferem ao prato frescor e um retrogosto amargo característico. Se você está procurando um prato versátil, que possa ser servido como antepasto, prato principal ou único, a farinata com agretti é a escolha vencedora.

Se você está procurando outras receitas de farinate, não perca:

Se, por outro lado, você ama agretti, aqui estão algumas receitas perfeitas para a temporada de primavera:

INGREDIENTES
Para uma assadeira de 32 cm de diâmetro
Farinha de grão-de-bico 100 g
Água 300 g
Barba de frade (agretti) 300 g - para limpar
Azeite virgem extra 30 - + q.b. para untar a forma
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a farinata de agretti, na noite anterior coloque a farinha de grão-de-bico em uma tigela, adicione a água em temperatura ambiente 1 e misture com um batedor 2. Cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 8-12 horas 3.

Como limpar e cozinhar os agretti removendo a base coriácea e terrosa 4. Escalde-os por 3 minutos em água fervente salgada 5. Escorra-os e reserve 6.

Recupere a massa de grão-de-bico e, com uma escumadeira, remova a espuma que se formar na superfície, em seguida, misture bem. Adicione o óleo, o sal e os agretti 7. Misture mais uma vez 8. Unte abundantemente uma assadeira de alumínio de 32 cm de diâmetro e despeje a mistura dentro dela 9.

Disponha uniformemente os agretti por toda a superfície 10 e asse em forno estático, pré-aquecido a 200°, na parte inferior, em contato direto com o forno, por 10 minutos, depois mova a assadeira para a prateleira média-alta e continue assando por mais 10-15 minutos, até dourar. Retire do forno e adicione uma generosa pitada de pimenta 11. Sua farinata de agretti está pronta para ser apreciada quente 12!

Conservação

A farinata de agretti deve ser consumida assim que estiver pronta, mas, se sobrar, você pode conservá-la na geladeira, em um recipiente fechado, por 2 dias.

Conselho

Se você ama sabores picantes, pode adicionar uma pitada de cúrcuma ou páprica defumada. Você pode substituir os agretti por ervas do campo, espinafre ou acelga ligeiramente escaldados. Adicione alecrim ou tomilho para uma nota perfumada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.