Farinata lucchese em cozimento no pote

- Energía Kcal 466
- Carboidratos g 66.4
- dos quais açúcares g 7.1
- Proteína g 24.2
- Gorduras g 11.5
- das quais gorduras saturadas g 1.83
- Fibra g 17.4
- Sódio mg 600
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 25 min
- Tempo de cozimento: 7 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de cozimento do caldo de legumes
APRESENTAÇÃO
A farinata lucchese é um prato típico da Toscana rico em verduras: couve negra, cebolas, feijões... todos rigorosamente da região. É um daqueles pratos tradicionais que necessitam de cozeduras lentas e de cuidados amorosos na preparação. As avós toscanas sabem disso; já as netas que moram fora muitas vezes precisam conciliar o desejo dos sabores de origem com a vida frenética da cidade. Eis então a solução: farinata lucchese em cozimento no pote. O cozimento no pote é uma técnica muito em voga atualmente: permite cozinhar em poucos minutos as iguarias e ao mesmo tempo manter intactos os sabores e aromas de todos os ingredientes. E uma vez que você abrir o pote... será envolvido por uma brisa de genuína bondade que conquistará você já antes da degustação! Se quiser reviver essa emoção também no momento da sobremesa, experimente também os bolinhos de chocolate!
- INGREDIENTES
- Ingredientes para 4 potes de cerca de 250 ml
- Couve negra 80 g
- Feijão canelini pré-cozido 350 g
- Batatas 125 g
- Cebolas roxas 70 g
- Cenouras 50 g
- Aipo 40 g
- Farinha de milho desejada 65 g
- Caldo de legumes quanto baste
- Passata de tomate 2 colheres
- Alecrim quanto baste
- Funcho selvagem quanto baste
- Pimenta vermelha seca ¼ colherinha - (em pó)
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparação

Para preparar a farinata lucchese em cozimento no pote, comece preparando o caldo de legumes. Em seguida, lave e limpe todos os vegetais, elimine a parte dura do talo das folhas de couve 1 e corte as folhas em pedaços de cerca de 1,5-2 cm 2. Descasque as cenouras 3

e corte-as em palitos 4 e depois em cubos de 0,5 cm 5. Proceda da mesma forma com o aipo 6.

Em seguida, limpe e pique também a cebola roxa 7. Descasque as batatas 8, corte-as ao meio e de cada metade faça fatias, depois palitos 9

e depois cubos de cerca de 0,7 cm 10. Mantenha os vegetais de lado. Escorra os feijões do líquido de conservação 11 e retire metade para transferi-los para o copo de um mixer 12.

Adicione cerca de 4 conchas de caldo quente 13, 2 colheres de sopa de molho de tomate 14, algumas folhas de alecrim 15

uma pitada de sal e a ponta de uma colher de chá de pimenta vermelha seca em pó 16. Bata com o mixer de mão 17 até obter uma mistura consistente 18: considere que a quantidade de caldo necessária pode variar ligeiramente dependendo de quanto é absorvido pela farinha (uma vez cozida a farinata).

Adicione agora a farinha em chuva 19 e misture bem. Você pode montar os potinhos (use potes com fechamento hermético, novos e com anel de vedação): coloque em cada um um pouco de vegetais (aipo, cenoura, cebola) 20, alguns cubos de batata 21,

alguns feijões inteiros 21, um pouco de couve negra 21 e cubra até o nível com a mistura de caldo de feijão e farinha de milho 24.

Complete com um fio de bom azeite 25, uma pitada de pimenta 26 e alguns raminhos de funcho selvagem 27.

Feche hermeticamente os potes 28 e cozinhe no micro-ondas a 450 w por cerca de 5-7 minutos (depende do corte, do quão duros são os vegetais e do pote utilizado). Uma vez prontos, deixe-os descansar por um par de minutos 29, antes de abrir; para abrir, segure a tampa do potinho com uma mão e com a outra puxe a lingueta da vedação de borracha. Desfrute da farinata lucchese em cozimento no pote 30!