Tortinhas de chocolate em vasocottura

/5

APRESENTAÇÃO

Vocês conhecem a técnica de vasocottura? Trata-se de um método de cozimento que recentemente literalmente explodiu nas cozinhas domésticas tanto quanto nas dos chefs, até mesmo aqueles estrelados. Através do cozimento no pote é possível cozinhar em pouco tempo várias preparações que normalmente levariam mais tempo. Além disso, os aromas e sabores ficarão mais unidos. Por isso, desta vez pensamos em nos aventurar na realização de uma sobremesa, as tortinhas de chocolate em vasocottura. Trata-se basicamente do mais clássico dos doces, o bolo de chocolate, que nós quisemos tornar ainda mais especial usando a base do bolo tenerina. Para tornar o doce adequado para todos, decidimos usar um espessante sem glúten e para decorar um grande clássico: chantilly & framboesas! Essas deliciosas tortinhas de chocolate em vasocottura são tão macias que derretem na boca. Além disso, como um brinde especial, são tão pequenas que você nem terá que se sentir culpado! Você pode até pensar em prepará-las para a noite de Dia dos Namorados para uma sobremesa romântica. Está fascinado pelo vasocottura e pela receita? Ótimo, então pese os ingredientes e vamos começar!

As coccções alternativas despertam sua curiosidade? Experimente a bolo de caneca, pronto no micro-ondas em um minuto!

INGREDIENTES

Ingredientes para 10 potes de 80 ml
Chocolate amargo 100 g
Manteiga 60 g
Açúcar 75
Ovos 55 g - (cerca de 1 médio)
Fécula de batata 25 g
Fermento em pó para bolos 2 g
Sal fino 1 pitada
Para decorar
Creme de leite fresco líquido quanto baste
Framboesas quanto baste

Preparo

Para preparar as tortinhas de chocolate em vasocottura comece tirando da geladeira todos os ingredientes que precisam aclimatar. Em seguida, peneire em uma peneira o amido de batata, o fermento para bolos 1 e o sal 2. Misture e reserve 3.

Picote o chocolate 4 e deixe derreter em banho-maria, mexendo de vez em quando para não queimar 5. Quando estiver derretido, desligue o fogo e adicione a manteiga em pedaços e misture 6

até dissolver completamente. Deixe o banho-maria de lado e prossiga com o restante da massa 7. Em uma tigela maior, coloque os ovos e depois o açúcar 8. Bata por alguns minutos com um batedor, apenas o suficiente para clarear a mistura 9

e depois adicione o chocolate derretido 10. Misture bem e finalmente adicione a mistura de pós 11, tomando cuidado para não formar grumos 12.

Preencha cerca de 10 potes com capacidade de 80 ml, sem untá-los, para favorecer a estratificação 13. Feche os potes com a vedação 14 e em seguida com os ganchos para garantir o vácuo 15.

Cozinhe em forno estático já aquecido a 160° por cerca de 25 minutos. No final do cozimento, deixe os potes esfriarem completamente fora do forno antes de abri-los; para abri-los, solte os ganchos mantendo uma mão na tampa e, com a outra, puxe a lingueta e remova a tampa. Decore suas tortinhas de chocolate em vasocottura 16. Escolhemos bater um pouco de chantilly sem açúcar. Depois basta colocá-lo com uma colher formando uma pequena quenelle 17 e finalmente decorar com 1 framboesa por pote (talvez cortada ao meio, se preferir). Aqui estão suas tortinhas de chocolate em vasocottura prontas: bom pecado de gula para vocês 18!

Conservação

Recomenda-se consumir as tortinhas de chocolate em vasocottura assim que prontas; podem ser conservadas por 2-3 dias se não abertas.
Uma vez pronta a massa, deve ser cozida imediatamente.
Não se recomenda congelar a massa crua.

Conselho

Aromatize a massa a seu gosto com raspas de laranja ou essência de baunilha.
Em vez do chantilly, sirva com uma bola de sorvete. E por último, experimente dar um toque de sabor às suas tortinhas de chocolate em vasocottura adicionando sal em flocos na massa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.