Filé de salmão com rosti e creme de ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

O filé de salmão com rosti e creme de ervilhas é um prato principal que combina a delicadeza do salmão com o sabor dos crocantes rosti de batatas e um delicioso creme de ervilhas. Um trio de sabores que vai te conquistar na primeira mordida, especialmente pela consistência do creme de ervilhas, cuja frescura se deve à escolha de ervilhas frescas, folhas de hortelã, limão e iogurte grego que tornam este molho aveludado e envolvente. Combinando os filés de salmão com esta mistura de sabores e texturas, você terá um prato rico, simples e refinado que vai surpreender seus convidados!

INGREDIENTES

Ingredientes para o salmão
Filé de salmão 800 g - (4 filés)
Azeite virgem extra 50 g
Tomilho 2 raminhos
Pimenta mista 5 g
Sal fino 1 pitada
Para o creme de ervilhas
Ervilhas 200 g
Iogurte grego 100 g
Água 50 ml
Azeite virgem extra 20 g
Hortelã 4 folhas
Raspas de limão 1
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada
Para o rosti
Batatas 400 g
Cebolas brancas ½
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada

Preparo

Para preparar o filé de salmão com rosti e creme de ervilhas, comece pela marinada do peixe: em uma tigela, despeje o óleo, a pimenta mista em grãos 1, o tomilho picado 2, uma pitada de sal e misture tudo 3.

Retire a pele dos filés de salmão 4 e as espinhas usando uma pinça de cozinha 5. Em seguida, coloque os filés para marinar com a marinada que você preparou 6, deixando-os descansar por algumas horas na geladeira para que as especiarias liberem seu sabor.

Depois, cozinhe as batatas em bastante água salgada a gosto 7: você deve cozinhá-las al dente, bastando cerca de 20-25 minutos para que fiquem firmes. Em seguida, descasque as ervilhas frescas 8 e despeje-as em uma panela com um fio de óleo 9. Deixe-as dourar por alguns instantes, adicionando uma pitada de sal, pimenta e um pouco de água.

Deixe as ervilhas cozinharem com a tampa 10 até ficarem macias. Depois, desligue o fogo e deixe-as esfriar. Então, coloque-as em um liquidificador 11 ou em um recipiente alto para bater com um mixer de imersão, junto com o tomilho, as folhas de hortelã e a casca ralada do limão 12.

Ligue as lâminas para misturar os ingredientes, depois adicione também o iogurte grego 13. Bata novamente e reserve o creme 14. Em seguida, deixe as batatas esfriarem, descasque-as e rale-as com um ralador de furos grandes 15.

Descasque e pique finamente a cebola 16 e refogue em fogo baixo em uma panela com metade da dose de óleo 17. Quando estiver macia, despeje-a em uma tigela e misture com as batatas raladas; adicione sal e pimenta a gosto 18.

Depois, forme os rosti: forre uma assadeira com papel manteiga e faça 4 discos, dividindo a massa em um aro de 9,5 cm de diâmetro 19. Em uma panela grande, aqueça a dose restante de óleo em fogo alto e frite os rosti por alguns minutos até dourarem de ambos os lados (20-21).

Simultaneamente, em outra panela, grelhe também o salmão 22: bastam 3-4 minutos, virando de um lado para o outro 23 para que a carne permaneça macia e suculenta. Em seguida, coloque o filé de salmão sobre o creme de ervilhas e acompanhe com os rosti 24.

Conservação

Guarde o creme de ervilhas por 1-2 dias na geladeira coberto com filme plástico em contato.
Os rosti podem ser guardados por 1 dia na geladeira cobertos e aquecidos conforme necessário no forno.
Recomenda-se consumir o salmão imediatamente e não congelar o prato.

Dica

Você pode variar os aromas da marinada, se preferir adicionar hortelã no lugar do tomilho e da casca de limão, para dar uma nota cítrica ao prato!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.