Fregola com camarões, stracciatella e alcaçuz

/5

APRESENTAÇÃO

A fregola (ou frègula em sardo) é protagonista de muitas receitas da cozinha sarda, especialmente a marinheira. O chef Roberto Paddeu homenageia sua terra com uma versão deliciosa e refinada: fregola com camarões, stracciatella e alcaçuz! Este formato particular de massa é cozido como um risoto com um Fumetto de crustáceos feito com as cabeças dos camarões, um método ideal para obter pratos principais cremosos e ricos em sabor. O toque gourmet, no entanto, chega no final: stracciatella fresca, camarões vermelhos crus e pó de alcaçuz, para uma nota balsâmica agradável. Inovadora mas ao mesmo tempo inspirada na tradição, a fregola com camarões, stracciatella e alcaçuz contém a essência mediterrânea da Sardenha!

Experimente também estas receitas do mar com fregola:

 

INGREDIENTES

Fregola 200 g
Camarões 200 g - vermelhos
Stracciatella quanto baste
Alcaçuz em pó 3 g
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para o caldo de camarões
Tomates datterini 200 g
Cebolas 100 g
Aipo 100 g
Cenouras 100 g
Gelo quanto baste
Água quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar a fregola com camarões, stracciatella e alcaçuz, primeiro limpe os camarões vermelhos: separe a cabeça do corpo 1 e reserve as cabeças. Remova a carapaça, a cauda e as pernas, depois faça um corte nas costas com a ponta de uma faca e retire o intestino 2. Coloque os camarões limpos na geladeira e reserve as cabeças 3.

Prepare o fundo de cozimento: aqueça um fio de azeite em uma panela, depois adicione a cebola 4, o aipo 5 e as cenouras 6 que você cortou grosseiramente em pedaços.

Deixe os legumes dourarem, mexendo frequentemente 7, em seguida, adicione as cabeças dos camarões 8. Continue dourando por alguns minutos, esmagando as cabeças com a concha para liberar todos os sucos 9.

Em seguida, adicione os tomates cortados ao meio 10 e mexa. Adicione o gelo 11 e cubra com água 12.

Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos 13. Após esse tempo, coe o caldo 14 e mantenha o líquido obtido aquecido 15.

Coloque a fregola em uma panela 16 e toste-a seca, mexendo continuamente 17. Quando ao tocar a fregola com as mãos você sentir que está quente, adicione uma concha de caldo 18. Continue cozinhando dessa forma, tendo o cuidado de esperar que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais; isso levará cerca de 12 minutos.

Assim que a fregola estiver cozida, desligue o fogo e misture com um fio de azeite 19, depois perfume com algumas folhas de manjericão quebradas à mão 20. Misture bem 21.

Deixe a fregola descansar e, enquanto isso, tempere os camarões crus com azeite e sal 22. Está pronto para servir: decore a fregola com uma porção de stracciatella 23, depois polvilhe com pó de alcaçuz 24.

Por fim, adicione os camarões crus 25 e algumas folhas de manjericão 26. Sua fregola com camarões, stracciatella e alcaçuz está pronta para ser servida 27!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente a fregola com camarões, stracciatella e alcaçuz.

Conselho

Se preferir um resultado mais caldoso, você pode adicionar um pouco mais de caldo à fregola após o cozimento.

O pó de alcaçuz pode ser omitido.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.