Frico com batatas e cebolas

/5

APRESENTAÇÃO

Batatas e cebolas são uma combinação que muitas vezes gera receitas regionais: é o caso da Calábria com as patate 'mpacchiuse e do Friuli com o frico. O frico é uma receita friulana servida como segundo prato ou prato único, à base de queijo e originária das montanhas da Carnia. Trata-se principalmente de um prato composto por batatas (cortadas em cubos ou raladas), cebolas e queijo Montasio derretido, cozidos juntos na frigideira para criar uma mistura única; uma vez temperados e cozidos lentamente todos os ingredientes, o frico é transferido para uma frigideira antiaderente e virado de ambos os lados até atingir uma bela douração externa. Você pode escolher usar Montasio (ou Latteria) semi-curado (6 meses) ou curado (mais de 10 meses) de acordo com suas preferências; a receita original prevê o uso de queijos de maturação, para tornar o frico ainda mais macio por dentro e para consumir os queijos restantes. Você pode servir o frico com a polenta!

INGREDIENTES
Pimenta preta quanto baste
Montásio 500 g - curado ou semicurado
Batatas 500 g - (peso limpo)
Cebolas 200 g - (peso depois de limpar)
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra 50 g

Preparação

Para preparar o frico com batatas e cebolas, descasque as cebolas 1 e corte-as finamente em rodelas 2; depois descasque também as batatas com um descascador 2 ou uma faca

e rale-as com um ralador de furos grandes 4. Remova a casca do queijo Montasio 5 e rale-o também com o ralador de furos grandes 6.

Agora que os ingredientes estão prontos, em uma panela grande coloque 40 g de óleo 7, e a cebola 8. Refogue por alguns minutos em fogo baixo, mexendo frequentemente com uma colher de pau para evitar que a cebola grude no fundo da panela ou queime. Depois adicione também as batatas raladas 9 e cozinhe por cerca de 10 minutos.

Neste ponto, adicione também o queijo Montasio ralado 10, sal e pimenta a gosto (11-12) e cozinhe o frico por cerca de 20 minutos em fogo médio, mexendo para derreter o queijo completamente.

Quando a cocção estiver terminada e você tiver obtido uma massa homogênea 13, desligue o fogo. Em uma frigideira antiaderente de bordas baixas, coloque um fio de óleo 14, aqueça-o levemente e despeje a mistura de batatas, cebolas e Montasio na frigideira 15, tentando eliminar a gordura excessiva.

Distribua e compacte o frico na frigideira 16 e cozinhe em fogo alto sem mexer, como uma omelete 17. Assim que formar uma crosta, vire do outro lado 18. Se ainda estiver presente, elimine a gordura em excesso antes de transferir o frico com batatas e cebolas para um prato de servir. Depois corte-o em porções e acompanhe com a polenta!

Conservação

É preferível consumir o frico com batatas e cebolas imediatamente após feito! Você pode conservá-lo por 1 dia na geladeira, depois aquecê-lo quando necessário na frigideira ou no forno.
Não é recomendado congelar.

Conselho

Se uma vez cozido o frico ainda apresentar muita gordura, antes de colocá-lo no prato de servir e cortá-lo, escorra bem, para que não fique excessivamente gorduroso. Para esta receita, você pode usar metade da quantidade de Montasio fresco e metade curado. Se tiver dificuldade em encontrar Montasio, pode substituí-lo por um queijo semi-curado ou curado de sua preferência.

Experimente também a receita da croccantella de batatas e cebolas, feita com uma rápida massa à base de água e farinha!

Curiosidade

Existem duas versões do frico: uma macia e uma crocante. A primeira se assemelha mais a uma omelete, enquanto a segunda é muito fina e quebradiça e é preparada com queijo Latteria ou Montasio ralado e farinha de milho; com esta preparação tão moldável, muitas vezes são formadas "cestinhas" para conter, por exemplo, polenta ou queijo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.