Cogumelos em conserva de azeite

/5

APRESENTAÇÃO

Os cogumelos em conserva de azeite são uma conserva caseira simples e saborosa, perfeita para trazer à mesa todo o sabor autêntico dos cogumelos frescos, mesmo fora de temporada. Prepará-los em casa permitirá que você os conserve por muito tempo e os desfrute de várias maneiras diferentes: são ideais para servir sobre torradinhas como um aperitivo rústico e delicioso, ótimos para enriquecer uma pizza com um toque gourmet ou para oferecer como acompanhamento tentador ao lado de queijos e frios. Além disso, são perfeitos para um buffet de aperitivos, proporcionando um toque saboroso e aromático a qualquer ocasião. Hoje, mostramos como preparar champignons em azeite, mas com esta receita você pode usar qualquer tipo de cogumelo, como porcini ou cardoncelli, por exemplo!

Se você gosta de preparar conservas caseiras, aqui está uma seleção das nossas receitas em azeite:

INGREDIENTES
Ingredientes para um pote de 500 ml
Cogumelos champignon 800 g - para limpar
Água 300 g
Vinagre de vinho branco 300 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Louro 2 folhas
Pimenta fresca 1
Alho 1 dente
Alecrim quanto baste

Preparo

Para preparar os cogumelos em azeite, comece limpando os cogumelos champignon: retire a base do talo 1 e, com um pano ou toalha de papel úmida, limpe levemente a superfície 2 (se os cogumelos estiverem muito sujos, pode-se optar por uma lavagem rápida em água fria por alguns segundos). Divida-os ao meio 3.

Reserve os cogumelos 4. Limpe e pique finamente o alho 5, corte a pimenta fresca em rodelas 6.

Em uma panela, aqueça o vinagre 7 e a água 8; assim que começar a ferver, mergulhe os cogumelos 9 e adicione sal.

Quando a solução voltar a ferver 10, adicione o alecrim, a pimenta 11 e o alho picado 12.

Adicione também as folhas de louro 13 e misture. Espere 1 minuto, então deixe esfriar um pouco e escorra os cogumelos com uma escumadeira 14, transferindo-os para um escorredor 15.

Seque tudo em um pano limpo 16, pressionando bem. Em seguida, pegue um pote de vidro de 500 ml perfeitamente limpo com tampa nova. Encha-o com os cogumelos, pressionando ligeiramente 17. Em seguida, preencha até a superfície com azeite de oliva extra virgem em duas etapas, aguardando que o azeite se distribua por todo o pote 18.

Feche com a tampa 19 e mergulhe em uma panela com água fria. Acenda o fogo e leve para ferver por cerca de 60 minutos. Após esse tempo, deixe os potes esfriarem na própria água. Para ter certeza de que a operação "sous vide" foi bem-sucedida, basta verificar se a tampa não faz clique ao pressionar com os dedos.

Conservação

Armazene seus cogumelos em conserva de azeite em um local fresco e longe da luz.

Por se tratar de uma preparação caseira, recomendamos consumir os cogumelos dentro de 6 meses. Se você notar sinais de alteração, como bolhas de ar que sobem do fundo em direção à tampa ou se o azeite ficar turvo, a conserva pode não ser segura para consumo. Em caso de dúvida, é fundamental não provar nem consumir o produto.

Conselho

Para uma alternativa mais delicada ao alho e à pimenta, você pode usar tomilho ou manjerona para um aroma intenso, mas equilibrado.
Se você usar outros tipos de cogumelos, o tempo de branqueamento em água e vinagre é quase sempre o mesmo; sempre depende do tamanho e do tipo dos cogumelos.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir riscos, mas deve-se sempre lembrar que nunca será possível alcançar a mesma segurança alimentar que as conservas e geleias produzidas profissionalmente apresentam. Para uma preparação correta das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.