Galette com camembert e cebolas à Bordeaux

/5

APRESENTAÇÃO

A galette é uma receita francesa entre as mais famosas e mais revisadas, da França à Bélgica e até no Canadá, pode assumir diferentes formas e consistências. Em alguns casos, se assemelha a uma panqueca feita com farinha de trigo sarraceno ou integral, em muitos outros tem uma consistência mais parecida com um waffle e às vezes até mesmo um pancake. Mas, certamente, a mais famosa é a galette des rois que se prepara no dia 6 de janeiro. Visto que existem inúmeras variações, incluindo versões salgadas, decidimos abrir o apetite com a nossa galette de camembert e cebolas ao Bordeaux. Trata-se de uma entrada muito substancial, pensada para ser apreciada em uma companhia restrita e agradável. A massa envolve um coração extra derretido à base de camembert, um dos queijos franceses mais complexos em sabor e aroma. Era necessário algo que proporcionasse ao paladar uma agradável nota de contraste, assim pensamos em uma rápida compota de cebolas roxas regadas, para a ocasião prestigiosa, com um bom vinho tinto. Estas galettes de camembert e cebolas ao Bordeaux são perfeitas para ocasiões realmente especiais, também porque você precisará de pelo menos uma taça a mais por pessoa para apreciá-las ao máximo! Experimente e nos conte, bon appétit nos amis!

Não perca estas variações também:

  • Galette bretonne complète
  • Galette com camembert e cebolas ao Bordeaux

 

INGREDIENTES

Ingredientes para 2 peças
queijo Camembert 2 - pedaços de 250 g cada
Alecrim quanto baste
Sálvia quanto baste
Orégano quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para a massa
Farinha de espelta integral 100 g
Azeite virgem extra 25 g
Água 50 g
Sal fino quanto baste
Para as cebolas ao Bordeaux
Cebolas roxas 350 g
Chalota 60 g
Alecrim 1 - ramo
Sálvia 1 - maço
Canela em pau 1
Azeite virgem extra quanto baste
Açúcar mascavo 25 g
Vinho tinto 70 g - Bordeaux
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as galettes de espelta com camembert e cebolas ao Bordeaux, comece pela massa. Em uma tigela, coloque a farinha de espelta integral e a água 1, depois o óleo 2, o sal e comece a amassar 3

até obter uma massa homogênea que você deixará descansar na geladeira por cerca de meia hora 4. Após o tempo, recupere a massa e divida-a em duas partes 5. Comece a esticá-las, uma de cada vez, com a ajuda de um rolo de massa em uma superfície levemente enfarinhada, obtendo uma folha fina de cerca de 22 cm 6.

No meio da folha, coloque uma forma de queijo 7, faça cortes superficiais 8 e depois perfume com sálvia, orégano e alecrim 9.

Faça o mesmo com a outra parte da massa e feche. Em seguida, coloque as galettes em uma assadeira forrada com papel manteiga e regue a superfície com um fio de óleo 10. Asse em forno ventilado, já aquecido a 180°, por cerca de 25-30 minutos + alguns minutos no grill 11. Enquanto isso, você pode cuidar das cebolas, descasque-as e corte-as finamente 12,

faça o mesmo com as chalotas 13. Bem, vá para o fogão. Em uma panela, aqueça um fio de óleo junto com sálvia, alecrim e canela 14. Após alguns minutos, adicione as cebolas e as chalotas e continue cozinhando por alguns instantes 15

antes de adicionar o açúcar e deixá-lo caramelizar 16. Refresque com o Bordeaux e deixe cozinhar por 10 minutos 17. No final do cozimento, remova os aromas e deixe esfriar 18.

Neste ponto, você deve ter tudo pronto, tanto as galettes quanto as cebolas. Nas galettes levemente mornas, coloque parte das cebolas 19, decore a superfície com tomilho 20 e sirva suas galettes de camembert e cebolas ao Bordeaux acompanhadas com mel e frutas 21.

Conservação

Não é recomendado armazenar a Galette de camembert e cebolas ao Bordeaux, pois a massa e o queijo podem perder consistência.

A massa, por outro lado, pode ser armazenada na geladeira por alguns dias ou congelada conforme necessário.

As cebolas também podem ser preparadas com antecedência até dois dias.

Conselho

Substitua as ervas aromáticas ao seu gosto para perfumar melhor suas galettes de camembert e cebolas ao Bordeaux!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.