Geleia de castanhas

/5

APRESENTAÇÃO

Você voltou de uma colheita de castanhas com um rico tesouro? Além de assar as castanhasCastanhas assadas ou Castanhas ao sal, você pode usá-las para preparar a geleia de castanhas! Um delicioso creme para passar, com aroma de baunilha e uma consistência suave e aveludada, ótimo para saborear com torradas no café da manhã ou para rechear doces saborosos. Ao final da receita, você também encontrará dicas para enriquecer ainda mais esta conserva com rum, cacau ou chocolate. Perfeita para encapsular a doçura do outono em um pote, a geleia de castanhas é uma fantástica alternativa às clássicas castanhas assadas!

Descubra também nossas Castanhas cozidas, na versão clássica ou com rum!

INGREDIENTES
Para 3 potes (com capacidade de 300 ml)
Castanhas 1 kg
Água 440 g
Açúcar 220 g
Fava de baunilha ½ - as sementes
Sal grosso 1 colher
Óleo de girassol 1 colher

Preparação

Para preparar a geleia de castanhas, primeiro descarte aquelas que estão perfuradas ou danificadas. Coloque as castanhas em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 30 minutos 1. Após esse tempo, lave as castanhas e seque-as 2, depois faça um corte horizontal de alguns centímetros na parte abaulada da casca 3.

Transfira as castanhas cortadas para uma panela e cubra com água fria 4, adicione o sal grosso 5 e o óleo 6.

Cozinhe com a tampa em fogo moderado por 30 minutos a partir da fervura 7. Uma vez cozidas, escorra as castanhas sobre um pano de prato limpo e úmido 8, envolva-as bem e deixe descansar por cerca de dez minutos 9.

Agora, pegue uma castanha por vez do pano e remova tanto a casca quanto a película 10. Transfira 660 g de castanhas descascadas para um processador 11 e triture 12; como alternativa, você pode usar um passador de legumes.

Em uma panela pequena, coloque o açúcar e a água 13 e leve à fervura mexendo com um batedor 14. Quando o açúcar estiver dissolvido, adicione as castanhas trituradas 15.

Adicione também as sementes de uma fava de baunilha 16 e cozinhe por 10 minutos em fogo moderado, mexendo constantemente com o batedor para evitar que o purê grude no fundo. Finalmente, triture tudo com um mixer de imersão 17 até obter uma mistura cremosa e aveludada 18.

Despeje a geleia ainda quente nos potes que você já esterilizou 19, feche-os com a tampa e vire-os de cabeça para baixo 20. Quando estiverem completamente resfriados, verifique se formou-se o vácuo pressionando a tampa no centro. Sua geleia de castanhas está pronta para ser saboreada 21!

Conservação

A geleia de castanhas pode ser conservada por cerca de 3 meses em local escuro e seco, se o vácuo tiver se formado corretamente.

Uma vez aberto o pote, conserve na geladeira por 3-4 dias.

Dica

Para calcular exatamente a quantidade de água e açúcar para a geleia de castanhas, pese as castanhas cozidas e descascadas: você precisará de dois terços do peso em água e um terço em açúcar.

PARA A GELEIA DE CASTANHAS COM RUM

Você pode adicionar um pequeno copo de rum no final do cozimento do purê de castanhas. Deixe o álcool evaporar por alguns minutos e depois transfira a geleia para os potes esterilizados.

PARA A GELEIA DE CASTANHAS COM CACAU

Para uma geleia de castanhas com um sabor ainda mais envolvente, você pode adicionar 2 colheres de sopa rasas de cacau em pó no final do cozimento, antes de triturar.

PARA A GELEIA DE CASTANHAS COM CHOCOLATE

No final do cozimento do purê de castanhas, você pode adicionar 200 g de chocolate amargo picado e uma colher de sopa de cacau em pó, depois misture para derreter tudo e coloque nos potes conforme a receita: desta forma, você obterá uma espécie de creme de castanhas e chocolate para passar!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas deve-se sempre ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para uma correta preparação das conservas feitas em casa, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.