Glacê espelhado

/5

APRESENTAÇÃO

O glacê espelhado é perfeito para cobrir doces. Queremos mostrar como fazer este glacê sem glicose, substituindo por mel para obter o mesmo resultado brilhante. A receita deste Cobertura de chocolate é muito simples e é perfeita para decorar Torta moderna, bavaroises, pequenas delícias como o doce de Dia dos Namorados e semifrios, mas há algumas precauções que devem ser levadas em consideração. Uma delas é, certamente, a temperatura do glacê, que deve estar em torno de 35ºC: assim, ele ficará fluido na medida certa, cobrirá o doce perfeitamente e se espalhará sem dificuldades. Outra coisa muito importante é não incorporar ar dentro do glacê enquanto trabalha: só assim ele ficará brilhante, quase como um espelho, exatamente como indica o seu nome!

Aqui estão outras preparações básicas para decorar seus doces:

INGREDIENTES
para cerca de 750 g de glacê
Chocolate amargo 55% 340 g
Água 240 g
Açúcar 160 g
Mel de acácia 40 g

Preparação

Para preparar o glacê espelhado, primeiro pique finamente o chocolate amargo 1 e transfira para uma tigela 2. Agora prepare a calda: despeje o açúcar em uma panela 3.

Adicione também a água 4 e, assim que começar a ferver 5, cozinhe por 3 minutos. Despeje a calda quente diretamente sobre o chocolate 6.

Misture energicamente com uma espátula, tendo cuidado para não incorporar ar, até que o chocolate esteja completamente derretido 7. Adicione o mel 8 e misture novamente para obter uma mistura fluida e homogênea 9.

Transfira o glacê para um copo alto e emulsione com um mixer de imersão 10, sem incorporar ar, até obter um glacê liso 11 12. Use o glacê o mais rápido possível para evitar que endureça. Caso endureça muito, você pode aquecê-lo por 20/30 segundos no micro-ondas. A temperatura correta de uso é 35ºC. A essa temperatura, o glacê ficará fluido na medida certa, nem muito líquido, nem muito sólido.

Conservação

O glacê pode ser armazenado na geladeira por uma semana. Basta aquecê-lo no micro-ondas quando quiser usá-lo.

Conselho

Para obter um resultado perfeito, o doce a ser coberto deve ser congelado primeiro a -18ºC, eliminando o perigo de que o doce derreta ao entrar em contato com o glacê ou que, se estiver excessivamente frio, crie um choque térmico que não favoreça a boa aplicação do glacê.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.