Gravlax de olho-de-boi

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje levamos você para o profundo Norte do nosso continente com uma preparação tipicamente dos países do norte da Europa, territórios fortemente influenciados pelo comércio marítimo. Por isso, um dos ingredientes protagonistas da culinária tradicional é certamente o peixe, conservado e tratado de infinitas maneiras. Descobrimos uma maneira muito interessante, o gravlax: uma espécie de marinada a seco em açúcar mascavo, sal e endro que permite ao peixe liberar toda a ternura de sua carne e melhora consideravelmente o sabor. Viajando pela Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia, você terá a oportunidade de experimentar esta receita para filés de salmão: após a marinada, são cortados em fatias muito finas e lembram as fatias de salmão defumado. Oferecemos uma versão que homenageia um dos peixes mais requintados do Mar Mediterrâneo: a olho-de-boi, caracterizada por carnes extremamente finas que se prestam perfeitamente a este tipo de preparação sem cozimento. Prepare também o nosso gravlax de olho-de-boi e use-o para montar um buffet temático nórdico, mas com um toque a mais... o sulista!

Se você ama este peixe requintado, experimente também na clássica receita de olho-de-boi assado!

INGREDIENTES
Ámbar 600 g
Sal fino 150 g
Açúcar mascavo 150 g
Endro 1 punhado

Preparo

Para preparar o gravlax de olho-de-boi, como não será submetido a nenhum cozimento, é muito importante garantir que foi congelado no momento da compra (recomenda-se congelar o filé por pelo menos 96 horas a -18 graus, já sem pele e depois descongelá-lo para a preparação). Limpe o olho-de-boi: remova a pele do filé usando uma faca bem afiada e deslizando-a entre a carne e a pele começando pela parte do rabo 1 até o fim 2. Depois de remover a pele 3

coloque o filé em uma assadeira e polvilhe toda a superfície primeiro com sal 4, depois com açúcar mascavo 5 e finalmente com endro picado finamente 6.

Certifique-se de que a marinada a seco cubra todo o filé 7, depois cubra com filme plástico 8 e deixe marinar na geladeira por 12 horas. Após esse tempo, o olho-de-boi terá absorvido tanto o sal quanto o açúcar e liberado todos os seus líquidos 9.

Neste ponto, lave o filé em água corrente 10 e seque com uma folha de papel toalha. Coloque o filé em uma tábua de corte 11 e fatie-o finamente ao estilo sashimi 12. O gravlax de olho-de-boi está pronto!

Conservação

Uma vez marinado, o gravlax de olho-de-boi pode ser conservado por até 3-4 dias na geladeira.

Conselho

Desfrute do gravlax de olho-de-boi em uma torrada coberta com manteiga, em perfeito estilo nórdico!

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou malpassado

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em um congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.