Ceviche de olho-de-boi com purê de tomatinhos

/5

APRESENTAÇÃO

O ceviche é um prato à base de peixe marinado, originário da América do Sul, que também pode ser feito com camarões ou frutos do mar. O Peru é o berço do ceviche, embora esta preparação tenha nascido do encontro de várias culturas, incluindo a japonesa, muito presente no território devido a uma forte migração no século passado. Sabores exóticos, cor e sabor fazem desta receita um prato delicioso. Viviana Varese, chef com 1 estrela Michelin, trouxe para a cozinha do Giallozafferano uma lufada desses sabores, preparando o ceviche de olho-de-boi com purê de tomatinhos. Este peixe requintado é apresentado em cubos macios dispostos sobre uma cama colorida de tomatinhos e um tempero saboroso que realça o sabor do peixe sem ofendê-lo: cebolas de Tropea, pimentão vermelho e rocoto, um ingrediente exótico que é uma mistura de pimentão e pimenta. Estamos certos de que já aguçamos seu apetite, agora só resta descobrir este extraordinário prato e também outras deliciosas variações como o ceviche de robalo ou o ceviche de camarão!

Descubra também estas receitas com olho-de-boi:

  • Olho-de-boi assado
  • Massa com ragu de olho-de-boi e cogumelos porcini secos

 

INGREDIENTES

Ingredientes para o peixe
Ámbar 600 g - (filé abatido)
Suco de limão 1
Sal fino quanto baste
Para o purê de tomatinhos
Tomates datterini 250 g - vermelhos
Tomates cereja amarelos 250 g
Tomates cereja verdes 250 g
Sal fino quanto baste
Para temperar
Rocotó 30 g
Pimentões vermelhos 30 g
Cebolas roxas 20 g
Lima 1
Hortelã quanto baste
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o ceviche de olho-de-boi com purê de tomatinhos, você deve usar peixe previamente congelado. Pegue os filés de olho-de-boi 1, retire a pele passando a lâmina da faca entre a carne e a pele. Depois, retire a parte central, a mais escura, onde se concentra o sangue 2. Esta parte não é ideal para uma preparação crua (você pode usá-la para uma preparação cozida). Assim, você também eliminará a parte com espinhas e não precisará retirar as espinhas do filé. Em seguida, apare as partes do filé que você vai usar para ter uma preparação limpa e precisa, inclusive esteticamente. Agora, corte o peixe em cubos de 2x2 cm 3

Coloque em uma tigela gelo, água 4 e dois pitadas de sal fino 5. Adicione os cubos de olho-de-boi 6 e mexa a tigela por alguns minutos. Assim, o peixe absorverá bem o sal e, ao resfriar, a carne endurecerá um pouco, ficando mais crocante. 

Neste ponto o peixe ficará mais branco, então retire os cubos com uma pinça, transfira-os para uma bandeja forrada com papel toalha e seque-os delicadamente 7. Passe para a marinada: em uma tigelinha tempere os cubos de olho-de-boi com o suco de limão espremido na hora 8, depois adicione sal fino 9.

Misture 10 e deixe marinar por 5-6 minutos, tempo para se dedicar ao purê de tomatinhos. Bata os tomatinhos amarelos com um liquidificador ou mixer de imersão 11 para reduzi-los a purê 12.

Coe o purê obtido em outra tigela 13; tempere com uma pitada de sal 14 e misture 15

Repita o mesmo procedimento também para os tomatinhos verdes e vermelhos, colocando os purês em 3 tigelas diferentes 16. Agora você pode cuidar dos ingredientes para o tempero: pegue o pimentão vermelho, remova o filamento branco interno e corte em cubinhos bem pequenos 17; faça o mesmo para o rocoto 18 

e a cebola de Tropea 19. Transfira a cebola para uma tigela 20 junto com os cubos de pimentão e rocoto 21.

Rale a casca do limão 22, depois descasque-o 23 e separe os gomos 24.

Pique os gomos de limão 25 e adicione ao tempero 26. Adicione a hortelã picada e a casca de limão ralada 27.

Tempere com sal e adicione bastante óleo a todos os ingredientes picados 28. Retire os cubos de olho-de-boi da marinada e transfira-os para outra tigela, depois tempere com um pouco de óleo 29. Agora está tudo pronto, só falta empratar. Em um prato fundo, coloque os purês de tomate lado a lado 30, bata levemente com a palma da mão a base do prato para que se distribuam uniformemente no fundo.

Coloque 4 cubos de peixe para cada porção 31 e decore-os com uma colher do tempero previamente preparado 32. Pegue também um pouco do óleo do tempero e coloque sobre cada pedaço. Aromatize com folhas de hortelã e seu ceviche de olho-de-boi com purê de tomatinhos está pronto para ser servido 33.

Conservação

O ceviche de olho-de-boi com purê de tomatinhos deve ser consumido assim que temperado e pronto.

Você pode prolongar a marinada por até meia hora.

Recomenda-se não congelar.

Dicas da chef

No lugar do rocoto, você pode usar pimenta comum, mas deve reduzir a dose empregando 1/3 da quantidade prevista.

Com a parte central do peixe, você pode fazer qualquer preparação cozida; com as aparas, um tartar será uma boa forma de não desperdiçar. É possível preparar também um ragu de olho-de-boi com ambas as partes. 

Colocar o peixe em água, gelo e sal e mexer por alguns minutos ajudará a deixar a carne mais firme ao paladar.

Outro truque para obter purês fluidos e brilhantes é adicionar uma pitada de xantana, um aditivo alimentar que tem poder de espessante-estabilizante.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em freezer doméstico com 3 ou mais estrelas, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.