Danúbio tricolor
- Difícil
- 1 h 30 min
Todo ano aqui na redação nos divertimos propondo uma receita para a comemoração do 25 de abril: nosso tricolor, com seu fascínio atemporal, é um símbolo perfeito para celebrar o Dia da Libertação e desta vez decidimos representá-lo em forma de grissini! Os grissini tricolores são feitos com três tipos de massa, mas os corantes são rigorosamente naturais, ou seja, espinafre e concentrado de tomate. Saborosos e crocantes, são perfeitos para o aperitivo e podem ser combinados com outros petiscos brancos, vermelhos e verdes como o pão tricolor, o danúbio ou os macarons caprese. Ótimos também para enriquecer a cesta de pão, com os grissini tricolores você poderá levar a bandeira italiana à mesa todos os dias do ano!
Para preparar os grissini tricolores, primeiro cozinhe o espinafre que você usará para preparar a massa verde: aqueça o óleo em uma frigideira, adicione o espinafre lavado 1, cubra com uma tampa 2 e deixe murchar em fogo médio por cerca de 10 minutos 3.
Enquanto o espinafre esfria, passe para a preparação da massa vermelha: coloque a farinha de trigo 00 e a semolina de trigo duro em uma tigela 4, depois despeje a água em uma tigelinha à parte e adicione o fermento 5. Misture com uma colher de chá para dissolver completamente e adicione também o concentrado de tomate 6.
Despeje a mistura vermelha sobre as farinhas 7 e amasse com as mãos para misturá-las 8, depois adicione o óleo 9
e o sal 10 e continue a trabalhar até obter uma massa lisa e homogênea 11. Coloque a massa na tigela, cubra com filme plástico e deixe fermentar por 2 horas a uma temperatura de cerca de 26°C 9.
Passe para a preparação da massa neutra: misture as duas farinhas em uma tigela, dissolva o fermento na água em uma tigelinha à parte, depois despeje sobre as farinhas 13. Amasse com as mãos para misturar tudo 14, depois adicione o sal 15
e o óleo 16 e continue a trabalhar até obter uma massa lisa e homogênea 17. Coloque a massa na tigela 18, cubra com filme plástico e deixe fermentar por cerca de 2 horas.
Nesse ponto, pegue o espinafre que já deve estar morno e prepare também a massa verde: transfira o espinafre para um recipiente alto e estreito 19 e bata com um mixer de mão para transformá-lo em purê 20. Coloque as duas farinhas em uma tigela, depois adicione o fermento esfarelado e o purê de espinafre 21.
Misture com uma colher para incorporar tudo 22, depois trabalhe com as mãos até obter um composto homogêneo. Adicione o sal 23 e amasse novamente para incorporá-lo uniformemente. Coloque a massa obtida na tigela, cubra com filme plástico e deixe fermentar por cerca de 2 horas 24.
Após o tempo de fermentação 25, pegue a massa verde e estenda-a sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada até formar um retângulo de cerca de 40x28 cm com uma espessura de 1 mm 26. Estenda também a massa neutra para obter um retângulo das mesmas dimensões e sobreponha-o à massa verde 27.
Por último, estenda a massa vermelha, coloque-a sobre a massa branca e pressione os 3 retângulos juntos pressionando com o rolo de massa 28. Com uma faca de lâmina lisa, corte do retângulo tricolor tiras largas de 1 cm 29, depois divida-as ao meio para obter tiras com cerca de 14 cm de comprimento. Torça cada tira girando as extremidades em direções opostas e alongando-a levemente 30.
Coloque os grissini em uma assadeira forrada com papel manteiga, pincele-os com um pouco de água 31 e decore com sementes de gergelim 32. Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos. Seus grissini tricolores estão prontos para serem apreciados 33!