Lasanha strudel

/5

APRESENTAÇÃO

O strudel de lasanha é uma entrada divertida e original que combina o sabor delicioso do ragu, recheio típico da lasanha, com uma massa de pão enrolada de forma a parecer um strudel.
As mais clássicas das preparações se uniram para criar um prato atraente na aparência e de sabor irresistível: o pão, o ragu e o molho bechamel.
Estenda a massa do pão em uma folha que servirá como envoltório, recheie com um cremoso ragu temperado com molho bechamel, enrole o strudel e leve ao forno.
O resultado será um prato principal rico para propor como alternativa às tradicionais lasanhas de domingo ou para oferecer como entrada em um jantar buffet, seus convidados pedirão bis!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa de pão
Farinha Manitoba 250 g
Farinha tipo 00 250 g
Água 300 ml
Azeite virgem extra 50 g
Fermento biológico fresco 12 g
Sal fino 8 g
Malte 1 colherinha
para o ragu
Porco 250 g - moído
Carne de boi 250 g - moído
Caldo de legumes 200 ml
Vinho tinto 100 ml
Extrato de tomate 50 g
Manteiga 30 g
Cenouras 1
Cebolas 1
Aipo ½ talo
para o molho bechamel
Leite inteiro 500 ml
Manteiga 50 g
Farinha tipo 00 50 g
Sal fino 1 pitada
Noz-moscada quanto baste
para decorar
Ovos 1
Sementes de gergelim quanto baste

Preparo

Para preparar o strudel de lasanha, comece pela massa de pão: dissolva o fermento biológico fresco (como alternativa, você pode usar 3,5 g de fermento biológico seco) em um pouco da água morna da quantidade total, junto com uma colher de chá de malte (ou açúcar). Então peneire a farinha 00 e a farinha manitoba em uma tigela grande (1-2), forme a clássica fonte no centro e despeje a mistura de fermento, malte e água 3.

Despeje o óleo na água morna restante 4, adicione o sal 5 e misture, depois adicione lentamente o líquido obtido sobre a farinha 6.

Comece a misturar o composto na tigela para coletar bem os ingredientes 7, depois continue a trabalhar o composto à mão em uma superfície 8 por cerca de dez minutos, até que fique liso e elástico. Dê-lhe a forma de uma bola, transfira para uma tigela, cubra com filme plástico 9 e deixe crescer em forno desligado com a luz acesa por cerca de 2 horas.

Enquanto isso, dedique-se à preparação do refogado que servirá de base para o seu ragu: descasque uma cenoura com um descascador de legumes, corte-a primeiro em tiras e depois em cubos bem pequenos 10. Continue descascando meia haste de aipo e reduzindo-a a cubos 11, por fim, descasque uma cebola, corte-a ao meio e depois em cubos 12.

Aqueça um fio de azeite e a manteiga em uma frigideira antiaderente, depois adicione a cebola picada, o aipo e a cenoura (13-14). Deixe dourar até que os legumes fiquem dourados, deglace com uma concha de caldo de legumes 15. Para descobrir como prepará-lo da melhor forma, consulte nossa escola de culinária Caldo de Legumes.

Adicione a carne suína picada 16 e a carne bovina picada 17, deixe cozinhar em fogo médio até que a carne esteja bem dourada 18, se necessário, você pode deglacear com algumas conchas de caldo de legumes.

Deglace com o vinho tinto 19, dissolva o extrato de tomate em um pouco de caldo 20 e adicione ao ragu em cozimento 21. Continue cozinhando o ragu por cerca de meia hora, até que tenha absorvido todos os líquidos.

Enquanto o ragu cozinha, prepare o molho bechamel: derreta a manteiga em uma panela e adicione a farinha 22, cozinhe tudo por alguns minutos, mexendo para evitar que o composto grude. Uma vez obtido o roux, despeje o leite quente 23 e mexa com uma colher de pau. Deixe cozinhar até começar a ferver, depois adicione uma pitada de sal e noz-moscada, cubra com uma tampa e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, até que o molho bechamel engrosse 24.

Uma vez preparado o molho bechamel, adicione-o ao ragu 25 e misture para incorporar tudo 26, sal e pimenta a gosto 27.

Pegue a massa de pão, que terá dobrado de volume 28, transfira para uma superfície levemente enfarinhada e estenda com um rolo, tentando obter um retângulo de massa de cerca de 50x40 cm 29. Deixe 5 cm de borda e distribua a mistura de ragu e molho bechamel com as costas de uma colher 30.

Enrole a massa 31 e transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga. Corte as extremidades com um cortador de massa e dobre para dentro, de modo que o recheio não saia durante o cozimento 32. Deixe o strudel cru crescer novamente em forno desligado com a luz acesa por 1 hora. Estenda a massa restante e corte pequenos círculos com um cortador de cerca de 2 cm de diâmetro 33.

Pincele a superfície do strudel com o ovo batido 34 e aplique os círculos de massa criando fileiras diagonais 35, polvilhe os pequenos círculos com sementes de gergelim. Agora você pode assar em forno estático pré-aquecido a 180° por 50 minutos (ou em forno ventilado a 160° por 40 minutos). Após o cozimento, seu strudel de lasanha ficará brilhante e dourado 36, retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva quente ou morno.

Conservação

Você pode conservar o strudel de lasanha na geladeira em um recipiente hermético ou coberto com filme plástico por um ou dois dias. Você pode congelar o strudel assado ou apenas o ragu se tiver usado ingredientes frescos.

Conselho

Se quiser variar o recheio, você pode fazer um ragu de peixe ou um ragu branco com carne moída, molho bechamel e vegetais.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.