Salmonetes no papelote

/5

APRESENTAÇÃO

Muitos não sabem que os salmonetes, pequenos peixes típicos do Mediterrâneo, têm uma carne nobre e saborosa. Eles são ótimos para fritura, nós inclusive os recheamos e fritamos, sem mencionar os pratos tradicionais, no ensopado à livornese. Desta vez, porém, pensamos em torná-los realmente preciosos com uma mistura de aromas e sabores, assim nasceu a receita dos salmonetes no papelote. Este segundo prato conquistará primeiro você com sua incrível simplicidade de execução, depois todos os seus convidados com o bom e apetitoso aroma. Por isso recomendamos que você leve à mesa os salmonetes no papelote e deixe o prazer de desembrulhar os pacotinhos diretamente para os seus convidados.

INGREDIENTES
Salmonete 450 g - (cerca de 8 peixes para limpar)
Funcho 100 g
Tomates rama 140 g
Azeitonas de Gaeta 40 g
Casca de laranja 1
Manjericão 4 folhas
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar os salmonetes no papelote, comece cortando e limpando todos os ingredientes. Comece pelo funcho. Corte a parte superior mas reserve-a 1. Depois, corte o funcho ao meio 2, remova a parte externa mais dura e finalmente fatie finamente 3.

Lave as azeitonas e remova o caroço, aos poucos coloque em uma tigelinha as que já estão sem caroço 4. Depois, limpe os tomates e divida-os ao meio: remova o cabo fazendo um corte em V 5 e tire a polpa com as sementes 6.

Finalmente, corte em tiras e depois em quadradinhos de cerca de 1 cm 7. Neste ponto você tem tudo o que precisa, passe para a limpeza dos salmonetes. Depois de lavá-los bem sob água 8, faça um corte com a tesoura na altura da barriga e esvazie. Depois volte a lavar por dentro e por fora 9.

Neste ponto, você pode começar a formar os papelotes. Em uma folha de papel manteiga, faça uma cama de funcho 10 e depois coloque 2 salmonetes limpos por cima 11. Adicione os tomates e as azeitonas 12,

depois um pouco da parte superior do funcho e da casca de laranja ralada 13. Aromatize com uma folha de manjericão, um pouco de sal e pimenta e finalmente um fiozinho de azeite 14 e por último feche o papelote como se fosse um bombom 15.

Coloque os quatro papelotes em uma assadeira e regue com um pouco de azeite 16, asse em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 25 minutos 17. Assim que estiverem prontos, sirva imediatamente seus perfumadíssimos salmonetes no papelote 18.

Conservação

Os salmonetes no papelote podem ser conservados na geladeira e consumidos em até 2 dias. Não é recomendado congelar.

Conselho

Para tornar os salmonetes no papelote ainda mais especiais, basta adicionar uma borrifada de vinho branco dentro dos pacotinhos, neste caso, porém, será necessário aumentar o tempo de cozimento que passará de 25 minutos para cerca de 35 minutos, de forma a secar bem o vinho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.