Linguine com anchovas marinadas e pecorino

/5

APRESENTAÇÃO

As linguine com anchovas marinadas e pecorino são um prato principal feito a partir de ingredientes comuns, mas conseguem surpreender pela ousada combinação. As anchovas são frequentemente utilizadas como entradas saborosas, como as Anchovas Empanadas ou as Alici alla scapece, mas são perfeitas também para pratos principais como este que estamos apresentando, onde o sabor das anchovas é realçado por uma leve marinada: a Citronette confere frescor e aroma ao prato, completando o quadro com o pecorino que, com seu sabor inconfundível, dá caráter e profundidade. Cada garfada será uma explosão de sabores. Com esta receita, você será capaz de satisfazer até os paladares mais exigentes, é perfeita para almoços em família, mas também para ocasiões especiais.

Se você está à procura de outros pratos principais com anchovas, experimente também:

INGREDIENTES

Linguine 320 g
Anchovas (anchovas) 800 g - para limpar e resfriadas
Queijo pecorino 100 g
Molho de anchova quanto baste
Casca de limão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Água quanto baste
Alho 2 dentes
Suco de limão 1
para a citronette
Casca de limão 1
Suco de limão 1
Salsa quanto baste
Azeite virgem extra 3 colheres
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar as linguine com anchovas marinadas e pecorino, como primeira coisa, rale a casca de um limão 1 e reserve. Prepare a citronette, despejando em uma tigela o óleo, o suco do limão 2, a salsinha picada finamente 3,

Adicione um pouco de casca de limão ralada 4. Ajuste o sal e a pimenta 5 e emulsione 6.

Agora, dedique-se à limpeza das anchovas. Pegue a cabeça entre os dedos, na altura das brânquias 7, exercendo uma leve pressão, retire-a puxando-a. Durante esta operação, você eliminará a cabeça, espinha e vísceras 8. Abra as anchovas ao meio e enxágue para eliminar todas as impurezas 9.

Coloque as anchovas em uma assadeira, ajuste o sal 10, regue com o suco de limão 11, adicione água até cobri-las totalmente 12. Deixe marinar por 10 minutos.

Retire as anchovas da primeira marinada e mergulhe-as na citronette 13. Enquanto isso, cozinhe as linguine em água fervente com sal 14. Em uma frigideira, despeje um fio de óleo e adicione o alho 15, deixando dourar por alguns minutos.

Retire o alho e despeje uma concha de água do cozimento da massa 16, adicione um pouco de casca de limão ralada 17 e um fio de colatura de anchovas 18.

Escorra as linguine e coloque-as na frigideira, despeje uma concha de água do cozimento da massa 19. Adicione o restante da casca de limão ralada 20, o pecorino 21 e misture até obter um molho cremoso.

Emprate dispondo no prato 5 anchovas marinadas 22, um ninho de linguine distribuídas, o molho cremoso e complete colocando na superfície da massa mais duas anchovas marinadas e um fio de citronette 23. As linguine com anchovas marinadas e pecorino estão prontas para serem degustadas 24.

Conservação

É recomendável consumir imediatamente as linguine com anchovas marinadas e pecorino.

Conselho

Se você é amante de pimenta, pode refogar a pimenta fresca junto com o alho. Pode servir com algumas fatias de limão. Não deixe as anchovas marinarem por muito tempo, pois podem se desmanchar durante o cozimento.

Se você não tem prática na limpeza do peixe, pode comprar do peixeiro 400 g de anchovas já limpas.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em um congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.