Maritozzi
- Fácil
- 60 min
- Kcal 346
Imagine-se passeando por Roma e tendo uma súbita vontade de doce, encontrando-se admirando as belezas da Capital saboreando um doce macio e cheio de creme. Vamos descobrir esta maravilha com o chef Fabrizio Fiorani que preparou para nós uns maritozzi deliciosos, tão macios que parecerão um sonho saboreá-los. E qual maior satisfação do que prepará-los em casa com doses e segredos para um resultado perfeito? Segredos porque o maritozzo não tem uma receita codificada, cada um tem seu próprio método para torná-los macios e perfumados. Por exemplo, o chef Fiorani utiliza o lievitino, adiciona mel, laranja e baunilha para um perfume inebriante e segue a tradição de incorporar pinhões e passas na massa. Não nos deteremos nas diferenças entre os maritozzi típicos romanos, os do Lácio ou os abruzzeses porque todos são fabulosos. Convidamos você a preparar sua receita e nos contar suas sensações, mordida após mordida envolto em uma nuvem de chantilly!
Para preparar os maritozzi, primeiro prepare o lievitino. Em uma tigela, coloque a água 1, adicione o fermento 2 e misture com um batedor até dissolver 3.
Em seguida, adicione a farinha 4 e misture com uma espátula 5, apenas o tempo necessário para obter uma mistura homogênea. Cubra com filme plástico 6.
Deixe descansar por 2 horas a uma temperatura de cerca de 30°: forno desligado com a luz acesa é suficiente 7. Quando o lievitino tiver dobrado de volume, coloque a farinha na tigela de uma batedeira planetária equipada com gancho 8, adicione o fermento esfarelado 9.
o açúcar e o mel 10. Adicione também o leite frio 11 e os ovos 12.
Trabalhe a mistura até que esteja bem incorporada 13. Adicione a casca de laranja ralada, tomando cuidado para pegar apenas a parte laranja 14 e as sementes de uma vagem de baunilha 15.
Continue trabalhando até que sejam absorvidos, depois adicione o lievitino e misture novamente. Quando estiver incorporado, adicione o azeite de oliva extravirgem lentamente, em 2-3 vezes.
Quando estiver bem absorvido, adicione o sal 19, as passas 20 e os pinhões 21.
Continue amassando até que estejam bem incorporados 22. Transfira a massa para uma superfície 23, boleie e coloque em uma tigela 24.
Unte levemente um pedaço de filme plástico 25 e use-o para selar a tigela 26. Deixe fermentar por 2 horas à temperatura ambiente, depois coloque na geladeira durante a noite. No dia seguinte, remova o filme plástico 27.
e transfira a massa para a superfície de trabalho enfarinhada 28. Usando um raspador, faça 20 pedaços de cerca de 50 g 29. Faça dobras rápidas 30,
depois boleie as bolinhas 31 e, gradualmente, coloque-as em uma assadeira com um tapete microperfurado, se possível 32. Cubra com o filme plástico previamente untado 33 e deixe fermentar por mais uma hora.
Remova cuidadosamente o filme plástico 34. Em uma tigelinha, coloque partes iguais de creme de leite e ovos 35, bata e use para pincelar os maritozzi 36.
Asse em forno estático pré-aquecido a 190° por 7-8 minutos 37, depois retire do forno e deixe esfriar. Bata o creme de leite (sem adicionar açúcar) 38 e coloque em um saco de confeitar 39.
Corte os maritozzi lateralmente 40 e esprema bastante creme dentro 41 e alise bem com uma espátula 42.
Peneire com açúcar de confeiteiro 43 44 e continue assim com todos os outros. Sirva e aproveite na companhia 45.