Massa de abóbora e cogumelos

/5

APRESENTAÇÃO

Recebeu uma abóbora de presente e depois de usar uma parte em acompanhamentos saborosos como a abóbora agridoce ou em pratos principais suculentos como o brasato com abóbora, não sabe o que fazer com a parte restante? Aqui está uma solução perfeita para toda a família, pensada especialmente para aqueles que seguem dietas sem glúten: massa de abóbora e cogumelos. Um molho envolvente e tipicamente outonal, com polpa de abóbora e deliciosos cogumelos Champignon creme, combina perfeitamente com as tagliatelle sem glúten para um rico primeiro prato de dar água na boca... ideal também para o seu menu de Halloween.

Experimente também outras variações de massa com abóbora:

 

INGREDIENTES
Tagliatelle de ovo 300 g
Abóbora 700 g - para limpar
Cogumelos champignon 250 g - (qualidade creme)
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra 2 colheres
Alecrim quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a massa de abóbora e cogumelos, comece limpando a abóbora. Corte-a, remova as sementes internas 1 e a casca 2; você precisará de 460 g de abóbora limpa. Depois, corte a polpa em fatias e, em seguida, em cubinhos de cerca de meio cm 3.

Limpe também os cogumelos Champignon creme (você pode ver o procedimento completo na página do nosso site "como limpar cogumelos"), eliminando a parte mais terrosa do caule 4 e limpando com um pano ligeiramente úmido tanto o chapéu quanto o caule (você pode lavá-los rapidamente em um jato de água fria e secá-los rapidamente para que não absorvam água). Corte então os cogumelos em fatias finas 5, pique também os dentes de alho limpos e o alecrim 6.

Em uma panela, coloque bastante água e, quando ferver, adicione sal: será usada para cozinhar a massa. Enquanto a água esquenta, em outra panela, coloque o óleo e frite o alho picado e o alecrim 7. Mexa por alguns instantes, depois adicione a abóbora cortada em cubinhos 8 e cozinhe por cerca de 10 minutos em fogo médio, mexendo frequentemente. Quando a abóbora estiver macia (bastam 5 minutos), retire uma parte e continue a cozinhar a abóbora restante na panela. Coloque a abóbora retirada em um copo alto, adicione um pouco de água do cozimento da massa 9

e bata tudo com um mixer de imersão 10 até obter um creme 11. Enquanto isso, após os 10 minutos de cozimento da abóbora restante, adicione também os cogumelos na panela 12 e cozinhe por mais 5 minutos em fogo médio. Mexa de vez em quando.

Adicione a água do cozimento da massa ao molho para ajudar a cozinhar e torná-lo cremoso 13. Depois dos 5 minutos indicados, adicione também o creme de abóbora, mantendo o fogo baixo 14; mexa, depois adicione sal e pimenta 15. Você pode desligar o fogo após alguns instantes. 

Cozinhe a massa 16, escorra-a al dente e coloque-a diretamente na panela com o molho com o fogo desligado. Misture delicadamente 17 e sirva imediatamente sua massa de abóbora e cogumelos 18.

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente a massa de abóbora e cogumelos.

Não é recomendado conservar a massa cozida. Apenas o molho pode ser armazenado na geladeira por 1 dia em um recipiente hermético.

Conselho

Você pode enriquecer este prato principal com lascas de ricota salgada para realçar o sabor dos cogumelos ou adicionar creme de leite fresco para dar ainda mais cremosidade ao prato!

Curiosidade

Os cogumelos Champignon creme (Prataioli creme, também conhecidos como cremino) em comparação com o Champignon ou Prataiolo branco, têm um sabor muito mais intenso, quase com um toque de musgo. Podem ser substituídos pelo prataiolo branco, pois apresentam as mesmas características, ou seja, versatilidade na cozinha e facilidade de cozimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.