Massa aos três pestos

/5

APRESENTAÇÃO

A massa ao pesto é um dos pratos mais saborosos e deliciosos de preparar, especialmente quando se cultiva a própria planta de manjericão! Com a receita da massa aos três pestos, queremos oferecer uma alternativa à versão clássica que tem como ingredientes principais a beterraba, a manjerona e a ricota.
Com a adição de pinhões e o sabor de deliciosos queijos ralados, você poderá criar três pestos de cores diferentes para trazer à mesa um prato principal tricolor! A doçura da beterraba, o aroma intenso das folhas de manjerona e a cremosidade da ricota darão vida a três molhos especiais para a sua massa aos três pestos!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Fusilli Bucati curto 500 g
Azeite virgem extra quanto baste
Para o pesto de beterrabas
Beterraba 50 g
Parmigiano Reggiano DOP 25 g - para ralar
Azeite virgem extra 20 ml
Pinhões 10 g
Creme de leite fresco líquido 10 ml
Tomilho 1 raminho
Manjericão 2 folhas
Sal fino quanto baste
Suco de limão quanto baste
Para o pesto de manjerona
Manjerona 20 g
Azeite virgem extra 60 ml
Pinhões 30 g
Salada de ricota 15 g - para ralar
Tilsit 15 g - para ralar
Alho ½ dente
Sal fino quanto baste
Para o pesto de queijos
Ricota de vaca 40 g
Queijo pecorino 25 g - para ralar
Pinhões 15 g
Azeite virgem extra 40 ml
Alho ½ dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a massa aos três pestos, comece pelo pesto de beterraba: descasque as beterrabas, depois corte-as em fatias de aproximadamente meio centímetro de espessura 1. Forre uma assadeira com papel manteiga e distribua as fatias de beterraba de modo que não se sobreponham. Salpique com sal a gosto e o tomilho picado 2, regue com um fio de azeite e asse em forno pré-aquecido a 200°C por 30-35 minutos (se forno ventilado, a 180°C por cerca de 25-30 minutos). Após o cozimento, deixe as beterrabas esfriarem 3.

Depois transfira-as para um mixer com lâminas 4, adicione o queijo ralado 5; depois esprema o suco de limão 6, coe-o

para adicionar algumas gotas ao restante dos ingredientes, junto com os pinhões e as folhas de manjericão 7. Então, despeje o azeite 8 e bata tudo com um mixer de imersão, adicionando lentamente o creme de leite fresco líquido 9, até obter um creme homogêneo.

Transfira o pesto obtido para uma tigelinha 10. Continue a preparação com o pesto de manjerona: retire as folhas dos ramos de manjerona e coloque-as em um recipiente alto para bater junto com os pinhões 11; adicione o azeite 12,

a ricota salgada e o Tilsit ralados 13, uma pitada de sal e bata tudo com o mixer de imersão 14, depois coloque o pesto obtido em uma tigelinha 15.

Por fim, passe para o pesto de queijos: no recipiente alto, coloque a ricota fresca 16, depois adicione o meio dente de alho 17, os pinhões 18,

o azeite e uma pitada de sal 19. Adicione também o pecorino ralado 20 e bata tudo 21,

até obter uma mistura homogênea 22. Em uma panela, leve a água para ferver e cozinhe a massa al dente 23, depois escorra, reservando um pouco da água do cozimento, e coloque em uma tigela 24.

Tempere com um fio de azeite 25 e divida em três tigelas para temperar com os três pestos diferentes 26 (se necessário, adicione um pouco da água do cozimento para deixar a massa mais cremosa). Desta forma, você trará à mesa a massa aos três pestos em um prato tricolor para degustar todos 27!

Conservação

Você pode conservar a massa aos três pestos na geladeira coberta com filme plástico.
Você pode conservar os três pestos na geladeira em um recipiente hermético por 1-2 dias.
Os três pestos podem ser congelados, caso tenha utilizado ingredientes frescos não descongelados.

Conselho

No lugar da manjerona você pode usar folhas de rúcula e no lugar dos pinhões, amêndoas tostadas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.