Massa tricolor

- Energía Kcal 748
- Carboidratos g 54.5
- dos quais açúcares g 6.9
- Proteína g 26.1
- Gorduras g 47.2
- das quais gorduras saturadas g 13.81
- Fibra g 4.9
- Colesterol mg 96
- Sódio mg 449
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 10 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
“Recolha-nos uma única bandeira...” assim escreveu em 1847 Goffredo Mameli no seu Canto aos Italianos, mas ainda passaria um século antes que o tricolor se tornasse a bandeira oficial da Itália unida. Prestemos homenagem então (além da cabeleira) ao símbolo do nosso Belo País com um prato verde, branco e vermelho: massa tricolor! O branco do creme de queijo fresco contrasta com o verde do pesto de abobrinha, sobre o qual se destacam os tomates cereja vermelhos e suculentos... para amarrar tudo, um formato especial de massa de ovo, símbolo da excelência italiana na cozinha, que envolve o molho em um abraço de sabor mediterrâneo. Após o pão tricolor e os merengues tricolor, não poderíamos deixar de propor um prato principal como a massa tricolor para o seu menu patriótico, tão apetitoso e convidativo que você vai querer compartilhá-lo com amigos de todo o mundo!
INGREDIENTES
- Fettuccine 5 cereais e ovos 250 g
- Tomates-cereja 280 g
- Alho 1 dente
- Pimenta fresca 1 - pequeno
- Manjericão 4 folhas
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- para o pesto de abobrinha
- Abobrinhas 450 g
- Parmigiano Reggiano DOP 70 g - para ralar
- Pinhões 40 g
- Azeite virgem extra 90 g
- Manjericão 15 g
- Sal fino quanto baste
- para o creme de queijo
- Crescenza 160 g
- Leite inteiro 30 g
- Sal fino quanto baste
Preparo

Para preparar a massa tricolor, primeiro aqueça um fio de azeite em uma frigideira e refogue o dente de alho inteiro com a pimenta inteira por alguns minutos 1, depois adicione os tomates cereja cortados ao meio 2, tampe 3 e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos.

Enquanto isso, coloque uma panela de água para ferver para a massa e prepare o pesto de abobrinha: lave as abobrinhas e elimine as extremidades, depois corte-as transversalmente ao meio e remova apenas a parte verde que você usará para fazer o pesto 4. Transfira a casca das abobrinhas para um recipiente alto e estreito, adicione o azeite 5, as folhas de manjericão 6,

os pinhões 7 e o parmesão ralado 8. Bata com um mixer de mão 9 até obter um creme liso e homogêneo e ajuste o sal.

Despeje o pesto de abobrinha em outra frigideira e reserve momentaneamente 10. Quando os tomates cereja estiverem cozidos, desligue o fogo, ajuste o sal e reserve 11. Neste ponto, a água para a massa terá chegado à fervura, então adicione sal e cozinhe as tagliatelle por 2 minutos a menos do que o tempo indicado na embalagem 12.

Enquanto isso, prepare o creme de queijo tipo crescença: coloque o queijo em um recipiente alto e estreito, adicione o leite 13 e bata com um mixer de mão 14 até obter um creme fluido, mas ainda consistente 15. Ajuste o sal e reserve.

Decorrido o tempo de cozimento das tagliatelle, escorra-as diretamente na frigideira com o pesto de abobrinha 16, adicione pelo menos uma concha da água de cozimento da massa 17 e misture bem para combinar tudo em fogo médio-baixo 18.

Agora você está pronto para servir: distribua uma colher de creme de queijo tipo crescença no fundo do prato de servir 19, coloque um ninho de tagliatelle no centro e adicione alguns tomates cereja 20. Finalmente, tempere com uma pitada de pimenta-do-reino preta, um fio de azeite e decore com uma folhinha de manjericão fresco... sua massa tricolor está pronta para ser servida 21!