Massa com pesto de erva-doce

/5

APRESENTAÇÃO

O pesto: um mundo que exige ser explorado... e ainda assim já vimos muitos: clássico genovês, de abobrinha, de brócolis, ou de beterraba, mas nunca deixamos de nos surpreender e experimentar novas variações! Hoje apresentamos a vocês a massa com pesto de erva-doce, um prato principal delicado com sabores frescos, perfeito para a primavera! Achávamos que essa erva aromática poderia ser muito invasiva, mas mudamos de ideia: o sabor da erva-doce selvagem é muito agradável e, graças à adição das amêndoas e do Grana Padano, obterão um creme saboroso que os conquistará na primeira mordida. E para conquistar a todos, optamos por usar a massa sem glúten para esta receita, enriquecida com uma cascata de docinhos tomates confit. Preparem também vocês essa massa com pesto de erva-doce... é perfeita para qualquer ocasião!

INGREDIENTES

Fusilli sem glúten 320 g
para o pesto
Funcho selvagem 100 g
Amêndoas peladas 80 g
Azeite virgem extra 150 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Grana Padano DOP 60 g - para ralar
para os tomatinhos confit
Tomates-cereja 600 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Açúcar mascavo 20 g
Orégano 1 pitada
Azeite virgem extra 20 g

Preparo

Para preparar a massa com erva-doce, comece preparando os tomates confit. Lave os tomates, corte-os ao meio 1 e disponha-os em uma assadeira forrada com papel manteiga, posicionando-os com o corte voltado para cima. Salgue, apimente e polvilhe primeiro com o açúcar mascavo 2, depois o orégano e o azeite 3. Assem em forno estático pré-aquecido a 170° por 50 minutos e, enquanto isso, prepare o pesto.

Lave também a erva-doce, seque-a com um papel toalha e retire apenas as folhas, eliminando o caule 4. Em seguida, transfira-as para um processador, adicione as amêndoas peladas 5, o queijo ralado, uma pitada de sal 6 e pimenta.

Por último, despeje o azeite 7 e processe tudo até obter uma mistura homogênea 8. Neste ponto, coloque no fogo uma panela cheia de água (que servirá para cozinhar a massa) e deixe-a quase ferver, então adicione sal. Transfira o pesto de erva-doce para uma panela grande (servirá para temperar a massa mais facilmente), sem acender o fogo. Misture com uma concha de água quente 9.

Neste ponto, também os tomates confit estarão prontos, retire-os do forno 10, cozinhe a massa 11 e escorra-a al dente. Transfira-os para a panela onde você despejou o pesto de erva-doce 12.

Adicione os tomates confit 13, misture tudo brevemente 14 e sirva sua massa com erva-doce 15!

Conservação

Conserve a massa com pesto de erva-doce na geladeira por no máximo um dia. Desaconselha-se a congelação.

Dica

Para adicionar uma nota ainda mais fresca, junte um pouco de stracciatella, sempre longe do fogo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.