Massa com tapenade e cavala

/5

APRESENTAÇÃO

Campanhas pitorescas, costas ensolaradas e mar azul: essas são algumas características da Provença, território famoso não apenas pelas plantações de lavanda sem fim, mas também pelas antigas oliveiras. Inspiramo-nos justamente nas paisagens desta província francesa para compor este saboroso prato principal: espaguete com tapenade e cavala. Com saborosas azeitonas pretas, alcaparras e anchovas carnudas, você fará uma deliciosa tapenade, o molho provençal excelente como aperitivo em pão torrado, mas ainda mais delicioso em combinação com peixe. Para a ocasião, escolhemos um peixe azul extremamente versátil na cozinha, a cavala, que já pudemos apreciar na versão à laranja ou na panela. O molho perfeito para espaguete sem glúten, que tornará este saboroso prato principal adequado para todos os paladares!

INGREDIENTES

Espaguete sem glúten 320 g
Cavalinha 350 g - (os filés já limpos)
Alho 1 dente
Pimenta fresca 1
Vinho branco 40 g
Salsa quanto baste
para a tapenade
Azeitonas pretas 250 g
anchovas em óleo 20 g
Alcaparras em conserva 50 g
Azeite virgem extra 180 g

Preparação

Para preparar a massa com tapenade e cavala, comece preparando a tapenade. Descaroce as azeitonas 1 e pique-as finamente com uma faca 2. Em seguida, escorra as anchovas do óleo de conserva e pique-as também 3.

Por fim, enxágue as alcaparras delicadamente em água corrente, depois seque-as com uma folha de papel toalha e pique-as finamente também 4. Os ingredientes para preparar a tapenade estão prontos: coloque em uma tigela as azeitonas, as alcaparras 5, as anchovas e adicione o óleo 6.

Misture bem os ingredientes 7 até obter uma mistura homogênea. Neste ponto, sua tapenade estará pronta; reserve-a e dedique-se à preparação da cavala. Pegue os filés de peixe e corte-os em pedaços de aproximadamente 1,5 cm 8. Despeje um fio de óleo em uma frigideira antiaderente e doure um dente de alho 9.

Quando estiver dourado, remova-o 10 e adicione os pedaços de cavala 11, ajuste o sal 12 e a pimenta.

Em seguida, adicione a salsinha lavada e picada finamente 13. Despeje o vinho branco 14 e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto em fogo alto. A cavala está agora pronta: reserve-a. Enquanto isso, cozinhe a massa em bastante água salgada 15.

Neste ponto, pegue uma pimenta, remova as sementes internas e corte em tiras. Despeje um fio de óleo em outra panela e adicione a pimenta 16. Quando a massa estiver al dente, escorra-a diretamente na panela com a pimenta 17 e adicione a tapenade 18.

Misture bem os ingredientes 19. Depois adicione também a cavala 20 e sirva sua massa com tapenade e cavala 21!

Conservação

É preferível consumir a massa com tapenade e cavala assim que estiver pronta. No entanto, é possível armazená-la na geladeira em um recipiente hermético por no máximo 1 dia.

Não é recomendado congelar.

Se sobrar tapenade, você pode conservá-la como um pesto clássico: coloque-a em um pote de vidro, cubra completamente o molho com óleo e guarde na geladeira por no máximo dez dias.

Conselho

Se você não gosta do sabor intenso da cavala, pode optar pelas carnes de sabor mais delicado do robalo, talvez adicionando tomates cereja frescos salteados na frigideira. Para um toque alternativo, você também pode adicionar uma casca de limão cortada em fatias muito finas ou grosseiramente ralada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.