Spaghetti pobres
- Muito fácil
- 25 min
- Kcal 525
Na região sudeste da França, entre os imensos campos de lavanda, encontra-se a Provence, uma terra rica em charme e sugestões. Apesar de acolher as influências mediterrâneas da vizinha Itália, esta província manteve uma forte identidade culinária, presenteando o mundo com receitas icônicas como a salada niçoise e o Aioli. A receita que propomos hoje também é originária dessa região francesa: estamos falando da tapenade, um condimento que, apesar do sabor intenso dos ingredientes que o compõem, se apresenta ao paladar quase de forma sutil, com uma irresistível delicadeza. A tapenade, com sua mistura de alcaparras, anchovas e azeitonas, acompanha magistralmente os mais importantes aperitivos, espalhada sobre torradas, mas também combina com pratos de carne e peixe grelhados, e às vezes até com pratos principais. A tapenade é, portanto, um condimento fácil de combinar e de preparar, que você vai gostar logo de cara: combinando entre si esses poucos ingredientes, les jeux sont faits!
Para preparar a tapenade comece desossando as azeitonas 1. Em seguida, pique-as finamente com uma faca em uma tábua de cortar 2, coloque-as em um recipiente e reserve 3.
Faça o mesmo com as anchovas 4. Enxágue delicadamente as alcaparras em água corrente e depois pique-as finamente também 5. Neste ponto, você pode misturar todos os ingredientes: coloque em um recipiente as azeitonas picadas, as alcaparras 6,
as anchovas e regue com o azeite de oliva extravirgem 7. Misture bem tudo 8. A tapenade está pronta, agora é só saboreá-la 9!