Massa gratinada com couve-flor

/5

APRESENTAÇÃO

Quer uma Macarrão ao forno, mas diferente do habitual? A temporada de outono e inverno convida a levar à mesa seus produtos que às vezes não são muito apetitosos, como a couve-flor! Então aqui está a solução: fazer uma Pasta com couve-flor cremosa e saborosa! A massa gratinada com couve-flor é uma verdadeira surpresa entre as receitas de massa ao forno, especialmente para quem não gosta do vegetal globuloso, que poderá mudar de ideia também experimentando nossa deliciosa couve-flor gratinada. Enriquecida com açafrão, temperada com anchovas e pinhões, a massa gratinada com couve-flor se tornará o prato principal ao forno perfeito para compartilhar com a família!

Não perca também estas variações:

 

INGREDIENTES
Meias mangas listradas 320 g
Couve-flor 650 g
Creme de leite fresco líquido 150 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g
anchovas em óleo 50 g -
Pimenta fresca 1 -
Pinhões 30 g
Scamorza defumada 250 g -
Alho 1 dente -
Açafrão ½ g - (2 sachês)
Azeite virgem extra quanto baste -
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a massa gratinada com couve-flor, comece colocando uma panela grande com bastante água para ferver e, quando estiver fervendo, adicione sal a gosto. Enquanto isso, cuide da limpeza da couve-flor: corte o talo central 1 e as folhas (você pode usar o talo para preparar um delicioso creme de couve-flor); em seguida, separe os floretes 2 e lave-os. Depois, cuide da pimenta: retire o pedúnculo e corte em tiras (se preferir menos picante, pode abrir a pimenta fresca e remover as sementes antes de usar na receita) 3.

Assim que a água ferver, você pode adicionar 0,5 g de açafrão (equivalente a 2 sachês) 4, mergulhe os floretes 5 e cozinhe por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, em uma frigideira, adicione um fio de óleo, o alho esmagado (ou inteiro, se preferir removê-lo depois) e a pimenta cortada em tiras.

e cerca de 1 concha de água de cozimento da couve-flor 7. Derreta os filés de anchova mexendo com uma colher de pau 8, até formar uma base saborosa 9.

Reserve e passe para a massa: após os 10 minutos de cozimento dos floretes, adicione à panela também a massa 10 e cozinhe por cerca de 5-6 minutos. Enquanto isso, corte a scamorza defumada primeiro em fatias 11 e depois em cubos 12.

Ao final do cozimento da massa, despeje a base de anchovas em uma tigela grande 13, depois escorra a massa e transfira diretamente para a tigela 14. Adicione os pinhões 15,

a scamorza 16, o parmesão ralado, reservando um pouco para cobrir a assadeira posteriormente 17, o creme de leite fresco 18 e a pimenta-do-reino a gosto.

Misture bem a massa para incorporar tudo, depois transfira para uma assadeira de 30x20 cm previamente untada com óleo 19. Distribua a massa uniformemente 20, polvilhe com o parmesão restante e asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por cerca de 15 minutos. Uma vez pronta, retire do forno 21 e sirva sua massa gratinada com couve-flor quente e cremosa!

Conservação

A massa gratinada com couve-flor pode ser conservada na geladeira por um dia coberta com filme plástico. Não é recomendado congelar.

Conselho

Se você gosta de sabores intensos, pode substituir o parmesão por um pecorino maturado.

Como alternativa ao creme de leite, você pode preparar um molho bechamel não muito espesso para obter uma consistência semelhante.

Se você gosta de reinventar pratos tradicionais, não perca nossa Massa de forno com espinafre e ricota!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.