Mexilhões à busara

/5

APRESENTAÇÃO

Prepare a mala, hoje vamos para a Croácia! Os mexilhões à busara vão te transportar rapidamente para um dos restaurantes à beira-mar desta terra maravilhosa. A "busara" também chamada de "buzara" é uma forma de cozinhar peixes e mariscos... não se sabe exatamente de onde vem esse termo. Alguns supõem que a busara seja uma panela de ferro, utilizada para preparar o almoço a bordo dos barcos de pesca, enquanto outros acreditam que deriva do dialeto "busaria", que significa engano; o engano estaria no fato de que os pescadores usavam tomate e vinho para enriquecer os pratos, como no caso dos Scampi alla busara Deste prato existem infinitas variações muito difundidas também em Friuli e no Vêneto, vermelhas ou brancas, como a receita que apresentamos para você hoje! A adição de farinha de rosca vai absorver todos os aromas e o molho dos mexilhões para liberar um delicioso creminho!

Se você ama mexilhões, não perca este primeiro prato simples, mas saboroso: Massa mexilhões e migalhas!

INGREDIENTES
Mexilhões 1 kg
Salsa 1 ramalhete
Alho 2 dentes
Vinho branco seco 50 g
Farinha de rosca 40 g
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste -

Preparação

Para preparar os mexilhões à busara, a primeira coisa a fazer é limpar os mariscos. Enxágue-os em água corrente 1 e, em seguida, usando o dorso de uma faca, retire todas as incrustações externas. Neste ponto, com as mãos, puxe fora a barba 2 e, por último, com a ajuda de uma esponja de aço, limpe toda a superfície. Para qualquer dúvida, você pode consultar nossa escola de cozinha: Como limpar e abrir mexilhões.

Descasque os dois dentes de alho e coloque-os em uma panela onde você terá aquecido um fio de óleo 4. Deixe-os dourar, depois adicione também os mexilhões 5 e os raminhos de salsinha; Refogue com o vinho branco 6

e cubra tudo com uma tampa 7. Espere até que todas as conchas estejam abertas, depois retire os dentes de alho 8, os ramos de salsinha e adicione a pimenta-do-reino. Desligue o fogo, adicione a farinha de rosca 9

e a salsinha, que você terá picado previamente 10. Misture tudo de forma que a farinha de rosca não fique na superfície 11 e sirva seus mexilhões à busara ainda quentes!

Conservação

Recomenda-se consumir os mexilhões à busara imediatamente. Não se recomenda qualquer forma de conservação.

Conselho

Se preferir, pode fazer uma versão "vermelha" adicionando tomates cereja ao refogado. E para um toque mediterrâneo? Adicione pimenta fresca!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.