Mexilhões ao molho de vinho branco e creme de leite

/5

APRESENTAÇÃO

Existem realmente muitas receitas para cozinhar mexilhões porque este molusco tem um sabor tão delicado que se torna extremamente versátil. Algumas das receitas que o têm como protagonista são muito simples e, acima de tudo, rápidas de preparar, como o mexilhões à provençal, mas também existem receitas mais elaboradas e ricas, como a que propomos hoje: mexilhões em molho de vinho branco e creme de leite. Esta receita foi uma verdadeira descoberta que nos deliciou com uma nova maneira de saborear este molusco tão amado. O refogado de cebola e alho feito com manteiga unido ao sabor aromático do vinho branco e ao suco azedo do limão é tornado cremoso pelo creme de leite: você criará um molho saboroso e apetitoso que deixará seus convidados extasiados! Mergulhamos os mexilhões neste tempero para que absorvessem todo o gosto, resultando em um prato denso e aveludado. Apostamos que além de comer os mexilhões, alguém vai até fazer a famosa “limpeza do prato”!

INGREDIENTES
Mexilhões 2 kg
Manteiga 50 g
Cebolas 80 g
Alho 10 g
Vinho branco 400 ml
Limões 1
Sálvia quanto baste
Alecrim quanto baste
Tomilho quanto baste
Farinha tipo 00 30 g
Salsa 5 g
Creme de leite fresco líquido 200 ml

Preparo

Para preparar os mexilhões em molho de vinho branco e creme de leite, comece pelas ervas aromáticas: lave-as bem e seque-as. Em seguida, destaque as folhas de tomilho e alecrim dos ramos 1 e pique-as finamente, junto com a sálvia 2. Pique finamente também a salsinha, reservando-a 3.

Agora descasque e pique finamente a cebola 4. Passe para o limão não tratado: rale a casca e coloque em uma tigelinha 5. Esprema e obtenha o suco 6: reserve o suco e as cascas.

Agora dedique-se à limpeza dos mexilhões (para mais detalhes, consulte nossa escola de cozinha: Como limpar os mexilhões). Lave bem os moluscos sob bastante água corrente 7 e retire as barbichas que saem das conchas 8. Com a ajuda de uma faquinha, elimine as incrustações e cracas na casca e, para uma maior limpeza, passe uma esponja de aço na casca para eliminar as impurezas restantes 9.

Agora pegue uma panela alta e com fundo antiaderente e derreta em fogo muito baixo 40 g de manteiga 10. Quando estiver derretida, adicione o alho 11 e a cebola 12.

Quando o alho estiver dourado, retire-o 13. Regue com o vinho branco 14 e adicione o suco de limão 15.

Aromatize com as cascas de limão 16. Adicione a mistura de sálvia, alecrim e tomilho 17, mexendo bem os ingredientes. Finalmente, junte os mexilhões 18.

Cubra com a tampa 19 e deixe cozinhar assim em fogo baixo por 3-4 minutos. Quando os mexilhões se abrirem, com a ajuda de uma escumadeira, transfira-os para uma tigela 20 e abra alguns 21, eliminando as cascas.

Reduza o líquido de cozimento 22 e acrescente os restantes 10 g de manteiga 23 que você deixará derreter. Transfira uma concha do líquido de cozimento para uma tigela grande na qual você colocará a farinha em chuva, continuando a bater com o fouet manualmente para criar uma mistura homogênea e sem grumos 24.

Transfira novamente para a panela enquanto continua a misturar os ingredientes para evitar a formação de grumos 25: deixe engrossar em fogo muito baixo por 2-3 minutos. Depois, adicione o creme de leite 26, sempre continuando a bater. Finalmente, coloque novamente os mexilhões na panela 27.

Misture bem ao líquido de cozimento 28 e deixe que se insiram aquecendo em fogo baixo por 3-4 minutos. Aromatize com a salsinha picada 29, incorporando-a bem aos outros ingredientes e apague o fogo. Por fim, ajuste o sal e a pimenta. Sirva agora os mexilhões em molho de vinho branco e creme de leite e saboreie-os ainda quentes 30!

Conservação

Recomendamos consumir os mexilhões em molho de vinho branco e creme de leite assim que estiverem prontos. Caso sobrem, você pode armazená-los na geladeira em um recipiente hermético por no máximo 1 dia.

Não recomendamos a congelação.

Conselho

Alguns truques para personalizar esta receita: se preferir um sabor mais delicado, você pode substituir a cebola por chalota e o limão por lima!

Curiosidade

Você certamente notou com quanta tenacidade e firmeza o mexilhão se prende às rochas; bem, ele consegue isso por meio da substância que secreta, que se transforma em filamento e é chamada de bisso. O bisso (sim, exatamente o filamento que precisa ser retirado dos mexilhões para limpá-los!) é um filamento que se ancora às rochas e permite que os mexilhões resistam às correntes mais fortes e às mais terríveis marés.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.