Filé mignon de porco com molho de vinho

/5

APRESENTAÇÃO

Com a receita do filé de porco com molho de vinho, servir um prato principal com um toque gourmet se tornará uma brincadeira de criança! Em comparação com o tradicional filé de porco, aqui você encontrará o toque refinado de um molho cremoso, envolvente e aromático feito com um vinho tinto encorpado e perfumado. Para acompanhar, em vez das clássicas batatas assadas, escolhemos um acompanhamento incomum que combina perfeitamente com a carne de porco: fatias doces de maçã salteadas na frigideira. Descubra como é fácil preparar nosso delicioso filé de porco com molho de vinho tinto e não perca outras variações saborosas:

  • Filé de porco com laranja
  • Filé de porco em crosta
  • Filé grelhado em molho aromatizado de vinho tinto
  • Filé ao molho de pimenta verde
  • Filé ao molho de pimenta verde sem manteiga
  • Filé de boi com molho de vinho tinto
  • Filé de porco envolto com agretti

 

INGREDIENTES

Ingredientes para o filé
Filé de porco 600 g - ( 4 filés)
Caldo de legumes 2 conchas
Vinho branco 50 g - seco
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o molho de vinho tinto
Vinho tinto 430 g - seco
Chalota 2
Alecrim 1 raminho
Tomilho 1 raminho
Manteiga 100 g - frio
Louro 2 folhas
Alho 1 dente
Pimenta-do-reino em grãos 5
para as maçãs
Maçãs Golden 500 g
Manteiga 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Alecrim 1 raminho
Tomilho 1 raminho

Preparação

Para preparar o filé de porco com molho de vinho tinto, comece amarrando os filés com barbante de cozinha, dessa forma os filés manterão sua forma durante o cozimento 1. Comece a preparar o molho de vinho: coloque em uma panela a cebola picada 2 as ervas aromáticas, o alho e os grãos de pimenta 3

Coloque o vinho tinto 4 e duas folhas de louro 5. Deixe ferver até reduzir, levará cerca de 10 minutos em fogo médio-alto 6.

Coe com uma peneira 7, na mesma panela coloque o vinho 8 e leve ao fogo o tempo necessário para reduzir o molho, cerca de 10 minutos. Retire a panela do fogo e adicione a manteiga fria aos poucos 9.

Com um batedor, misture para derreter bem a manteiga 10. Reserve o molho de vinho e cuide das maçãs. Corte-as ao meio e retire o miolo 11, depois corte-as em fatias sem descascar 12

Em uma frigideira grande, derreta a manteiga 13 e tempere com os ramos de tomilho e alecrim 14. Salgue 15 e apimente e deixe no fogo médio-alto por cerca de 15 minutos. 

Evite misturar, mas vire com uma pinça 16. Após o tempo de cozimento das maçãs, retire-as e mantenha-as aquecidas 17. Na mesma frigideira, coloque os filés de porco que você amarrou anteriormente 18

Doure em fogo médio-alto de todos os lados. Salgue e apimente a carne. Despeje o vinho branco 20. Deixe o vinho evaporar e continue o cozimento com caldo de legumes 21 por cerca de 10 minutos. 

A carne do filé deve atingir uma temperatura interna de pelo menos 65°C 22, monitore com um termômetro para carnes. Finalizado o cozimento, sirva os filés com as maçãs e o molho mantido aquecido 23. Sirva imediatamente o filé de porco com o molho de vinho 24

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente o filé de porco com molho de vinho.

Conselho

Se você não tiver um termômetro, pode cozinhar o filé por 10-12 minutos após deglacear com o vinho e tentar cortar um filé ao meio para verificar o cozimento.

Você pode preparar o molho de vinho tinto até mesmo no dia anterior e armazená-lo na geladeira. Para umedecer a carne, você pode usar água quente como alternativa ao caldo. Para o molho de vinho tinto, recomenda-se escolher um vinho tinto encorpado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.