Nachos

/5

APRESENTAÇÃO

Os nachos não podem de forma alguma faltar em um jantar no estilo mexicano! Crocantes chips de milho para saborear como aperitivo com os típicos molhos de acompanhamento: guacamole, pico de gallo, molho enchilada… mas você já tentou fazê-los com suas próprias mãos? A massa é a das tortillas de milho, de onde se obtêm os triangulinhos para fritar na frigideira ou, em alternativa, assar no forno, uma variante igualmente saborosa. Mas as possibilidades não terminam aqui... você pode decidir servir as chips sozinhas ou assá-las novamente no forno com a adição de cheddar e pimenta jalapeño para fazer nachos com queijo derretido e irresistíveis, ou pode enriquecê-los ainda mais seguindo a receita dos nachos com carne. Escolha sua versão preferida, ou experimente todas e nos diga qual acabou primeiro!

INGREDIENTES

Para a massa (para 5 tortillas com diâmetro de 12 cm)
Farinha de milho amarela 250 g - pré-cozida (para tortillas)
Água 250 g - morna
Sal fino quanto baste
para fritar
Óleo de amendoim 150 g
Para assar
Óleo de amendoim quanto baste
Para os nachos com queijo
queijo cheddar 250 g
Pimenta jalapeno 2

Preparo

Para preparar os nachos, comece pela preparação das tortillas: coloque a farinha de milho pré-cozida em uma tigela junto com o sal 1 e a água morna 2, depois misture tudo com uma colher 3.

Continue misturando os ingredientes na tigela com as mãos 4, em seguida, transfira a massa para uma superfície de trabalho e sove 5 até obter uma consistência lisa e homogênea 6.

Divida a massa em 5 porções de cerca de 100 g cada 7, dê a cada bolinha uma forma redonda 8 e envolva-as em filme plástico 9. Deixe descansar à temperatura ambiente por 5 minutos.

Após esse tempo, coloque a primeira bolinha sobre uma folha de papel manteiga e achate-a com as mãos 10, depois cubra com outra folha de papel manteiga e estenda com o rolo até formar uma folha muito fina 11. Não se preocupe se ela se quebrar, você pode reutilizar as sobras, tendo cuidado de cobrir a massa enquanto espera para não secá-la. Corte a folha com um cortador de biscoitos ou uma tigela de 12 cm de diâmetro 12.

Divida o disco de massa primeiro em quartos 13 e depois em oitavos, de modo a obter 8 triângulos iguais 14. Coloque os triângulos em uma bandeja forrada com papel manteiga 15 e proceda da mesma forma para estender as outras bolinhas, tendo sempre o cuidado de manter coberta a massa que não está sendo trabalhada. Você pode sobrepor os triângulos na bandeja conforme os corta.

Passe para o cozimento: em uma frigideira grande, aqueça uma camada de óleo vegetal até a temperatura de 180°, depois coloque alguns triângulos de cada vez 16. Após alguns minutos, vire-os com uma escumadeira e frite por mais 2 minutos. Escorra os nachos 17 sobre papel toalha e deixe esfriar completamente 18. Neste ponto, os nachos podem ser saboreados sozinhos ou temperados!

Para os nachos assados

Para assar os nachos no forno, coloque os triângulos de milho em uma assadeira forrada com papel manteiga 19, depois pincele-os com óleo de amendoim 20. Asse em forno ventilado pré-aquecido a 190° por 13 minutos, depois retire do forno e deixe esfriar 21. Seus nachos assados estão prontos para serem saboreados ou temperados!

Para os nachos com queijo

Para preparar os nachos com queijo, pique finamente o cheddar 22 e corte a pimenta em rodelas 23. Distribua os nachos em uma assadeira forrada com papel manteiga e decore com as rodelas de jalapeño 24.

Polvilhe uniformemente os nachos com o cheddar picado 25. Pré-aqueça o forno em modo grill a 210° e asse por 5 minutos ou até o queijo derreter 26. Sirva seus nachos com queijo ainda quentes 27!

Conservação

Os nachos não temperados podem ser conservados por 2-3 dias à temperatura ambiente, protegidos da umidade.

Os nachos com queijo podem ser armazenados na geladeira por até 2 dias; recomenda-se aquecê-los bem no forno antes de servir.

Dica

A massa dos nachos é muito delicada e tende facilmente a secar e quebrar, por isso é importante envolvê-la bem no filme plástico quando não estiver trabalhando nela: desta forma, você conseguirá reutilizar também as sobras.

Deixe os nachos esfriarem completamente após o cozimento para saboreá-los no máximo de sua crocância!

Procurando outros molhos saborosos para servir com os nachos? Experimente o guacamole de abobrinha, uma surpreendente variação sem abacate! Além disso, você pode enriquecer a mesa do seu aperitivo também com deliciosas pipocas feitas em casa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.