Nhoque de batata roxa com creme de abóbora e couve

/5

APRESENTAÇÃO

Quem disse que a estação de inverno é fria e sombria? Com este delicioso prato principal, trazemos para a mesa todo o calor e a cor dos ingredientes da estação: nhoques de batata roxa com creme de abóbora e couve! Uma deliciosa variação dos clássicos Nhoque de batata combinados com um molho cremoso e aveludado... os Nhoque de batata roxa, além disso, são enriquecidos com um pó de couve que equilibra a doçura da abóbora. Perfeitos também para um menu vegetariano, os nhoques de batata roxa com creme de abóbora são uma alegria para os olhos e para o paladar!

Descubra também estas receitas com batatas roxas:

  • Focaccia de batata roxa
  • Tamboril sobre creme de batata roxa
  • Spumini de batata roxa com tártaro de camarões

 

INGREDIENTES

Para os nhoques
Batatas roxas 1 kg
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 1
Sal fino 1 pitada
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste - para polvilhar
Para o creme de abóbora
Abóbora Mantuana 500 g - (para limpar)
Chalota 1
Água 150 g - quente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o pó de couve
Couve negra 200 g - (para limpar)
Azeite virgem extra 2 colheres
Sal fino quanto baste
Para mantecar
Manteiga 50 g

Preparo

Para preparar os nhoques de batata roxa com creme de abóbora e couve, primeiro cozinhe as batatas roxas em água fria, o que levará cerca de 40-50 minutos, dependendo do tamanho delas 1. Enquanto isso, limpe a abóbora 2 e corte a polpa em cubos 3.

Descasque e pique finamente a cebola 4. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite 5 e a cebola 6.

Cozinhe a cebola em fogo baixo por 6-7 minutos e, em seguida, adicione a abóbora 7 e cozinhe por cerca de 15-20 minutos em fogo médio-baixo, adicionando água quente conforme necessário 8. Tempere com sal 9 e pimenta.

Transfira a abóbora para um copo medidor 10 e bata com um mixer de imersão 11 até obter um creme 12.

Mantenha o creme de abóbora quente e passe para a couve: separe as folhas dos talos 13 e coloque-as em uma tigela, depois tempere com sal 14 e azeite 15.

Distribua as folhas de couve em uma assadeira 16 e asse em forno ventilado pré-aquecido a 200° por cerca de 15 minutos 17. Após esse tempo, as folhas devem estar secas e crocantes 18.

Deixe esfriar levemente, depois transfira a couve para um mixer 19 e triture para transformá-la em pó 20. Reserve o pó de couve e escorra as batatas, que, entretanto, estarão cozidas, verificando a consistência com um palito 21.

Amasse as batatas na superfície de trabalho (a casca ficará dentro do espremedor de batatas) 22, depois adicione a farinha 23, o ovo 24 e uma pitada de sal.

Trabalhe com as mãos 25 até obter uma massa compacta e homogênea 26. Divida a massa em porções menores com uma espátula 27.

Estenda com as pontas dos dedos cada porção de massa para formar rolinhos com cerca de 2 cm de espessura 28. Ajude-se polvilhando de vez em quando a superfície de trabalho com semolina e cubra com um pano a porção de massa que não estiver sendo trabalhada para evitar que seque. Corte os rolinhos em toquinhos 29 e passe-os sobre uma tábua para nhoque polvilhada com semolina, pressionando levemente 30.

Coloque os nhoques, à medida que os faz, sobre um pano polvilhado com semolina, bem espaçados entre si 31. Leve uma panela com água salgada para ferver levemente para cozinhar os nhoques e, enquanto isso, derreta a manteiga em uma frigideira grande 32. Coloque os nhoques na água fervente 33.

Escorra os nhoques assim que subirem à superfície 34 e transfira-os para a panela com a manteiga derretida 35, depois salteie brevemente para misturá-los. Você está pronto para empratar: distribua o creme de abóbora no fundo dos pratos 36.

Adicione os nhoques 37 e decore com o pó de couve 38. Sirva imediatamente seus nhoques de batata roxa com creme de abóbora e couve 39!

Conservação

Os nhoques de batata roxa com creme de abóbora e couve podem ser conservados na geladeira por um dia.

Você pode preparar os nhoques com algumas horas de antecedência e armazená-los crus em uma bandeja polvilhada com semolina, cobertos com um pano limpo. Alternativamente, você pode congelá-los: nesse caso, coloque a bandeja no congelador e, quando estiverem endurecidos, transfira-os para um saco apropriado. Você pode cozinhá-los diretamente congelados, cuidando para adicionar poucos de cada vez para evitar que a temperatura da água baixe.

Dica

Se preferir, você pode substituir a couve por espinafre.

Para um toque crocante, adicione avelãs tostadas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.