Orecchiette com brócolis aliche e tomates secos

/5

APRESENTAÇÃO

A Puglia é uma terra rica em pratos saborosos e deliciosos, entre as refeições mais amadas destacam-se as tradicionais orecchiette com cime de nabo, um prato que tem como protagonistas as famosas orecchiette, um formato típico de massa feito com semolina de trigo duro.
Sua forma característica coleta todos os tipos de molho, a receita que propomos hoje prevê orecchiette com brócolis, anchovas e tomates secos, uma combinação de sabores da terra e do mar com um gosto mediterrâneo.
Se você quer trazer à mesa as cores e aromas do sul, comece a colocar as mãos na massa com esta receita deliciosa com brócolis. E se você está procurando uma versão com carne, experimente também nossas orecchiette brócolis e salsicha, se preferir uma variante vegana, a Massa com brócolis, tomatinhos e farinha de pão é o que você está procurando!

INGREDIENTES

Ingredientes para as orecchiette
Água 150 g
Sêmola de trigo duro remacinada 250 g
Azeite virgem extra 8 g
para o molho
Anchovas (anchovas) 300 g
Brócolis 300 g
Tomates Secos em Óleo 60 g
Pimenta 1
Salsa 1 ramalhete
Tomilho 1 raminho
Azeite virgem extra quanto baste
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para a farofa de pão
Pão 150 - pão tipo pugliese
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar orecchiette com brócolis, anchovas e tomates secos, comece pela massa das orecchiette: misture a farinha peneirada em uma tigela e transfira para uma bancada, formando a clássica fonte com um buraco no meio (alternativamente, você pode trabalhar a massa também em uma tigela). Adicione a água aos poucos 1 e comece a amassar (a adição de água varia conforme o grau de absorção da farinha). Por último, adicione o óleo 2 e continue a amassar 3 até obter uma massa muito lisa e macia, à qual você dará uma forma redonda.

Enrole a massa de semolina em filme plástico 4 e deixe descansar em um lugar fresco à temperatura ambiente por cerca de 30 minutos para que a massa fique bem elástica. Enquanto isso, limpe as anchovas: remova a cabeça e as vísceras 5, abra o peixe para remover a espinha central e a cauda, assim você obterá dois filés. Enxágue-os delicadamente em água corrente e depois corte-os em pedaços 6 e reserve.

Retome a massa, coloque-a em uma bancada enfarinhada, divida-a em bastões finos 7 e, em seguida, corte em pedacinhos de cerca de 1 cm 8. Com uma faca de ponta arredondada, arraste cada pedaço de massa na bancada para que a massa se curve. Durante esta operação, com a outra mão, segure um lado do pedaço de massa 9.

Nesse ponto, coloque cada concha na ponta do polegar e vire-a para trás para obter suas orecchiette 10. Pique o tomilho 11, remova o caule e as sementes da pimenta e pique finamente. Se preferir, pique também o alho ou deixe-o inteiro. Separe as flores do brócolis 12 e corte-as em pedacinhos. Remova a parte externa mais dura do caule e corte em pequenos pedaços.

Escorra os tomates secos e seque-os com um pano de cozinha, depois corte-os em pedaços 13. Remova a crosta do pão 14, corte grosseiramente e depois triture no processador 15 para reduzir finamente.

Aqueça o óleo em uma frigideira (nesta etapa, você pode adicionar também metade do tempero picado), depois adicione a farinha de rosca 16 e deixe dourar por alguns minutos, o tempo necessário para ficar crocante 17. Quando estiver dourada, desligue o fogo e transfira imediatamente para uma tigela porque, caso contrário, na frigideira quente, continuará cozinhando e corre o risco de queimar. Em uma panela grande, leve a ferver bastante água salgada, jogue os floretes de brócolis com os pedaços de caule 18 e cozinhe contando dois minutos a partir da retomada da fervura; eles devem permanecer crocantes.

Enquanto isso, aqueça um fio de óleo em uma frigideira, adicione o dente de alho (se você o deixou inteiro), as anchovas 19, a pimenta 20 e o tomilho picado 21. Salteie as anchovas o tempo necessário para clareá-las.

Enquanto isso, os brócolis estarão prontos, escorra-os diretamente na frigideira com as anchovas 22, adicione os tomates secos 23. Na água de cozimento dos brócolis, cozinhe as orecchiette (alternativamente, você pode cozinhá-las junto com os brócolis).

e depois escorra-as sempre na frigideira 25, se necessário adicione uma concha de água de cozimento, deixe apurar em fogo médio por um par de minutos. Desligue o fogo e, por último, adicione a farinha de pão crocante 26 e uma pitada de salsinha picada. Suas orecchiette com brócolis, anchovas e tomates secos estão prontas, saboreie quentes!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente as orecchiette com brócolis, anchovas e tomates secos. Você pode congelá-las cruas: coloque-as em uma bandeja, bem separadas umas das outras, e depois coloque no freezer. Uma vez congeladas, é possível colocar em um saco plástico, sem risco de grudar umas nas outras, e conservar por até 2 meses.

Conselho

Se usar tomates secos não conservados em óleo, tenha o cuidado de mergulhá-los em água morna antes de usá-los.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.