Risoto com brócolis e castanha de caju

/5

APRESENTAÇÃO

A famosa receita de Orecchiette com brócolis nos ensinou algumas técnicas saborosas, que tornam especiais até mesmo os pratos mais simples. Uma delas é derreter as anchovas na frigideira para criar uma base saborosa e suculenta que enriquecerá o sabor de um primeiro prato como o que propomos nesta receita: risoto com brócolis e castanha de caju. Saudável e rico, este risoto com sabores de inverno entrará entre seus risotos favoritos da estação mais fria. Sabores autênticos, cozimento clássico e adição de castanha de caju triturada com um toque de salinidade não apenas das anchovas em óleo, mas também dos tomates secos.

Experimente também estas variações saborosas de Risoto com brócolis:

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 320 g
Brócolis 400 g
Sal fino 1 colherinha
Noz-moscada 1 colherinha
Alho 1 dente
anchovas em óleo 2
Manteiga 30 g
Castanha de caju 50 g
Tomates Secos em Óleo 30 g
Caldo de legumes 1 ½ l
Grana Padano DOP 50 g
Azeite virgem extra quanto baste
Salsa 20 g - picado

Preparo

Para preparar o risoto com brócolis e castanha de caju, primeiro corte o brócolis em floretes e pique o talo em pedaços 1. Enxágue os brócolis e coloque-os em uma panela grande, adicione água até cobrir os vegetais 2 e salgue 3.

Cozinhe por cerca de 20 minutos 4. Por fim, escorra os brócolis com uma peneira 5. Agora, pique grosseiramente as castanhas de caju com uma faca 6.

Torre as castanhas de caju em uma frigideira antiaderente por alguns minutos 7. Em uma panela, despeje um fio de azeite extra virgem e refogue o dente de alho, depois adicione as anchovas escorridas 8. Mexa com uma concha até que se dissolvam 9.

Adicione o brócolis cozido e bem escorrido 10. Deixe refogar por cerca de dez minutos. Adicione o arroz 11 e toste-o por alguns minutos, depois adicione o caldo de legumes uma concha de cada vez 12 para cozinhar o arroz, mexendo frequentemente.

Após cerca de 20 minutos, o arroz estará cozido, desligue o fogo e misture com a manteiga e o queijo ralado 13. Mexa para incorporar 14, depois tempere com a salsinha 15.

Salgue, apimente 16 e aromatize com noz-moscada 17. Por fim, incorpore os tomates secos escorridos do óleo e picados 18.

Adicione a maior parte das castanhas de caju torradas 19, reserve um punhado para a decoração final. Misture mais uma última vez 20 e sirva o risoto com brócolis e castanhas de caju polvilhando sobre cada prato as castanhas de caju torradas restantes 21.

Conservação

O risoto com brócolis e castanha de caju deve ser consumido imediatamente, bem quente. Se sobrar, coloque-o em uma assadeira e gratine no forno por cerca de 20 minutos. Você obterá um delicioso gratinado!

Conselho

Em vez de usar a manteiga para misturar o risoto, você pode adicionar robiola ou stracchino. O risoto ficará igualmente cremoso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.