Schiaffoni (o paccheri) aos frutos do mar

/5

APRESENTAÇÃO

Os schiaffoni (ou paccheri) aos frutos do mar são um primeiro prato à base de peixe e tomatinhos muito rico e de grande efeito. A bondade do peixe, junto com a particularidade do formato de massa que bem se presta a receber o molho, tornam essa iguaria realmente atraente: neste prato encontramos todo o sabor dos aromas mediterrâneos, completado pelo tomatinho fresco que adiciona uma nota extra de cor e sabor. Os schiaffoni aos frutos do mar são um prato nutritivo e delicioso que conquistará seus convidados graças à sua originalidade e frescor!

Se você gostou desta receita, experimente também os Scialatielli aos frutos do mar ou descubra outros pratos principais de peixe:

INGREDIENTES
Paccheri 500 g
Azeite virgem extra 50 g
Alho 3 dentes
Lulas 500 g
Mexilhões 1 kg
Amêijoas 1 kg
Camarões 300 g
Salsa 2 colheres - para picar
Tomates-cereja 100 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Vinho branco 100 g

Preparação

Para preparar os schiaffoni (paccheri) aos frutos do mar, comece com a limpeza do peixe, começando pelos camarões: remova a cabeça 1 e a cauda, depois use os dedos para retirar a carapaça 2; faça um corte nas costas e retire o intestino interno (o filamento preto) puxando-o delicadamente com a pinça de cozinha 3 (alternativamente, você pode usar um palito).

Reserve os camarões e passe para as Como limpar e abrir mexilhões e as amêijoas. Lave os mexilhões sob água corrente 4; com o dorso da lâmina de uma faca, remova todas as incrustações e cracas (parasitas que se formam na concha) e, com um movimento enérgico, retire manualmente a barba (ou biso) que sai das valvas 5 (para facilitar a operação, segure o biso com um pano de prato). Ainda sob água corrente fresca e utilizando uma esponja de aço (ou uma escova rígida), esfregue energicamente os mexilhões para eliminar todas as impurezas 6. Após a limpeza, reserve.

Verifique se as amêijoas não contêm areia: bata cada uma delas em uma tábua de corte do lado da abertura 7: se sair areia escura, significa que a amêijoa estará cheia de areia e deverá ser descartada. Descarte também aquelas que apresentarem a concha quebrada. Em seguida, coloque as amêijoas em um escorredor colocado sobre uma tigela e enxágue-as várias vezes sob água corrente 8: termine quando não houver mais areia na tigela. Pegue as lulas, destaque a cabeça e remova a cartilagem interna 9;

enxágue-as sob água corrente 10 e remova a pele e as barbatanas 11. Corte as lulas em anéis 12 e reserve.

Refogue 2 dentes de alho com um fio de azeite em uma frigideira antiaderente 13. Quando o alho estiver bem dourado, retire-o, depois adicione os mexilhões e as amêijoas 14, acrescentando 50 g de vinho branco 15 e ajuste o sal e a pimenta a gosto.

Cozinhe em fogo alto, cobrindo com uma tampa 16, deixando que os moluscos se abram espontaneamente 17: levará cerca de 5 minutos. Após esse tempo, verifique todos os mexilhões e amêijoas: aqueles que não se abriram devem ser descartados. Desligue o fogo e escorra-os, reservando o líquido de cozimento, e separe as valvas vazias dos mexilhões 18 e das amêijoas das cheias, reservando algumas inteiras para a apresentação final do prato.

Em uma tigela, coe o fundo de cozimento dos moluscos, colocando papel toalha sobre uma peneira fina 19, depois reserve o líquido que obteve 20. Em uma panela antiaderente, aqueça o azeite com um dente de alho, depois adicione as lulas cortadas em anéis 21;

despeje o restante do vinho branco 22 e cozinhe por 4 minutos, mexendo tudo com uma espátula 23. Corte os tomatinhos ao meio 24 e

adicione-os às lulas, ajustando o sal 25 e a pimenta e adicionando de vez em quando 50 g do líquido de cozimento dos moluscos que você coou anteriormente 26. Continue cozinhando por mais 4 minutos em fogo baixo, cobrindo com uma tampa, até que as lulas estejam bem macias 27.

Em seguida, adicione também os camarões 28. Coloque uma panela no fogo com bastante água salgada que servirá para cozinhar a massa; quando a água estiver quase fervendo, cozinhe os schiaffoni (ou paccheri) por 15 minutos 29. Adicione ao molho também os mexilhões e as amêijoas e cozinhe por mais 4 minutos 30

Quando a massa estiver pronta, escorra-a e adicione-a ao molho à base de peixe e tomatinhos que você preparou 31. Salteie tudo por 3 minutos, adicionando mais 50 g do líquido de cozimento para que a massa absorva o sabor, e finalmente polvilhe com a salsa picada 32; desligue o fogo. Seus schiaffoni (ou paccheri) aos frutos do mar estão prontos para serem servidos 33. Se desejar, você pode decorar o prato com os moluscos inteiros (amêijoas e mexilhões) que reservou.

Conservação

Consuma os schiaffoni (ou paccheri) aos frutos do mar imediatamente ou guarde-os na geladeira em um recipiente hermético ou bem cobertos com filme plástico por no máximo 1-2 dias. Aconselha-se a não congelar.

Conselho

Quer dar ainda mais sabor ao seu prato e um toque picante? Adicione uma pitada de pimenta vermelha! Mas cuidado para não exagerar, caso contrário, você corre o risco de cobrir o sabor do peixe e dos tomatinhos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.