Pad thai

/5

APRESENTAÇÃO

Poderíamos dizer que o pad thai está para a Tailândia assim como os rolinhos primavera estão para a China e o frango ao curry está para a Índia: pratos de sabor exótico tipicamente identificados com um determinado país e extremamente populares também fora das fronteiras nacionais, muitas vezes com variações que se afastam bastante da receita original... mas não é de se admirar! A culinária é viva e em constante evolução, e até os pratos mais tradicionais mudam de acordo com os ingredientes disponíveis e os gostos das pessoas que os provam. O pad thai é um típico street food tailandês à base de noodles de arroz salteados na hora no wok com a adição de camarões, carne ou tofu, além de legumes, amendoins, especiarias e saborosos temperos como suco de tamarindo ou molho de peixe. Se você nunca experimentou, oferecemos uma versão muito fácil de preparar em casa que lhe devolverá o sabor único deste prato de caráter marcante, apreciado também pelos paladares ocidentais. O pad thai, tal como o conhecemos, talvez não possa ser considerado o verdadeiro prato nacional da Tailândia, mas o que é certo é que representa excelentemente a essência e a harmonia da sua culinária, capaz de encontrar o equilíbrio perfeito entre notas salgadas, doces, amargas, ácidas e picantes!

Se você ama os sabores desta culinária, experimente também o curry verde tailandês!

INGREDIENTES

Macarrão de arroz 300 g
Camarões 200 g - black tiger (já limpos)
Soja 150 g
Amendoim 80 g
Óleo de sementes 60 g
Água 50 g
Macarrão de peixe 40 g
Suco de tamarindo 40 g
Molho de soja 20 g
Alho 3 dentes
Coentro quanto baste
Cebolinha verde quanto baste
para guarnição
Lima 1

Preparo

Para preparar o pad thai, primeiro cubra os noodles de arroz com água morna e deixe de molho até o momento de adicioná-los na cocção 1. Lave e seque o coentro, depois pique finamente 2. Pique também a cebolinha 3.

Aqueça o wok com 30 g de óleo de sementes, depois adicione os amendoins 4 e toste-os por alguns minutos, mexendo sempre para não queimá-los 5, depois transfira-os para uma tigela 6 e reserve.

Elimine o óleo já utilizado do wok e despeje os outros 30 g de óleo de sementes 7, depois rale os dentes de alho e refogue em fogo médio por alguns minutos 8. Agora escorra os noodles de arroz e coloque-os no wok 9, mexa para misturá-los ao refogado e salteie sempre em fogo médio.

Adicione o suco de tamarindo 10 e a pasta de peixe 11, misture bem, depois adicione também metade do molho de soja 12 e misture novamente.

Neste ponto, despeje a água 13 e aumente o fogo, depois adicione o coentro picado 14 e a cebolinha 15, continuando a mexer.

Adicione também os brotos de feijão, que você já terá enxaguado 16, e misture para integrá-los ao restante da preparação, salteando tudo em fogo alto. Agora mova os noodles de arroz para um lado do wok para criar um espaço livre e adicione os camarões 17; despeje o restante do molho de soja apenas sobre os camarões 18

e refogue-os brevemente, mexendo delicadamente para mantê-los inteiros 19. Depois de refogar os camarões, misture para integrá-los ao restante da preparação, adicione os amendoins tostados 20 e salteie tudo pela última vez, depois desligue o fogo. Sirva o pad thai decorando o prato com algumas fatias de limão e saboreie na hora 21!

Conservação

É aconselhável servir o pad thai na hora para evitar que os noodles grudem uns nos outros. Se necessário, pode-se conservar na geladeira por no máximo 2 dias, em um recipiente hermético.

Conselho

Para uma versão vegetariana do pad thai, substitua os camarões por tofu ou adicione ovos no wok para obter um efeito mexido. Para uma variação com carne, use frango em cubos. Você pode adicionar também legumes como cebolinhas, vagens, pimentões... o importante é que continuem crocantes! Quanto à pimenta, por fim, adicione fresca ao seu gosto e não se esqueça de espremer um pouco de suco de limão no prato para saboreá-lo ao máximo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.