Pãezinhos sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Seguir uma dieta sem glúten não significa necessariamente abrir mão dos nossos pratos favoritos: com as nossas receitas, você pode escolher entre uma ampla gama de pratos principais, doces e pizzas... aos quais se juntam hoje também os pãezinhos sem glúten! Diferente da focaccia, desta vez optamos por uma mistura de farinha de arroz, farinha de milho e farinha de quinoa, particularmente rica em fibras e proteínas. A massa resultante será muito diferente da dos pães tradicionais, mas com alguns truques você obterá ótimos pãezinhos sem glúten para saborear com simplicidade ou junto com queijos e frios, obviamente incluídos no Prontuário AIC!

Experimente também deliciosos pratos principais sem glúten, como os espaguetes de trigo sarraceno com anchovas e tomatinhos ou o creme de aspargos e abobrinha com quinoa.

 

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para 4 pãezinhos com diâmetro de 14 cm)
Farinha de arroz sem glúten 150 g
Farinha de milho sem glúten 100 g
Farinha de quinoa 100 g
Água 350 g - morna
Azeite virgem extra 20 g
Levedura de cerveja fresca sem glúten 10 g
Sal fino 8 g
Malte de arroz sem glúten 5 g
Xantana 1 g
Para a forma
Azeite virgem extra quanto baste
Para a superfície
Alecrim 5 g
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar os pãezinhos sem glúten, esfarele o fermento fresco em uma tigela 1, adicione o malte de arroz 2 e 50 g de água morna tirados da dose total e misture com uma colher para dissolver tudo 3.

Adicione a farinha de quinoa 4, a farinha de milho 5 e a farinha de arroz 6, todas sem glúten, e misture novamente, despejando mais um pouco de água.

Adicione a goma xantana 7, depois despeje a água restante 8 e o óleo 9.

Finalmente, adicione o sal 10 e continue a misturar 11 até obter uma massa homogênea, com uma consistência densa e cremosa. Cubra a tigela com filme plástico 12 e deixe fermentar no forno desligado ou longe de correntes de ar por cerca de 2 horas, até dobrar de volume.

Após o tempo de fermentação, unte com um fio de óleo uma forma para pãezinhos e despeje a massa dentro 13; usamos uma forma com 14 cm de diâmetro e 2 cm de altura. Nivele a superfície com as costas da colher 14 e decore com alecrim picado 15.

Finalmente, adicione outro fio de óleo 16, cubra a forma com filme plástico 17 e deixe fermentar por mais 30 minutos. Após esse tempo, asse em forno ventilado pré-aquecido a 200° por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar os seus pãezinhos sem glúten antes de saboreá-los 18!

Conservação

Os pãezinhos sem glúten podem ser conservados por 1-2 dias dentro de um saco para alimentos. Alternativamente, podem ser congelados após assados e completamente resfriados.

Conselho

Você pode enriquecer os pãezinhos sem glúten adicionando outros ingredientes antes de assar, como por exemplo abobrinhas ou batatas cortadas em fatias bem finas!

 

Se você não encontrar a goma xantana, pode substituí-la por Agar agar na mesma quantidade.

 

Se você não tiver a forma, pode tentar dividir a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga, talvez eles mantenham menos a forma.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.