Paleta de cordeiro recheada à toscana

/5

APRESENTAÇÃO

A paleta de cordeiro recheada à toscana é um prato principal rico e saboroso, típico da tradição pascal, muito apreciado pelo sabor e pelo aroma genuíno dos ingredientes. Este prato deriva da tradição camponesa e é uma preparação tipicamente pascal, que propomos nesta suculenta versão com um rico recheio de linguiça esfarelada, a adição de uma mistura de ervas saborosas e legumes. O cordeiro é servido com um delicioso molho de acompanhamento, perfeito para dar um toque de cremosidade. Um prato principal substancioso e nutritivo, perfeito para celebrar esta ocasião.

Se você também quiser usar as miudezas, experimente a coratella! 

INGREDIENTES

Cordeiro 600 g - paleta desossada
Salsicha 120 g
Pão 50 g - miolo de pão
Ovos 1 - pequeno
Sálvia 5 folhas
Alecrim 2 raminhos
Alho 2 dentes
Cenouras 2
Cebolas 2
Aipo 2 talos
Azeite virgem extra 60 g
Vinho tinto 50 g
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Caldo de carne 100 g
para o caldo de carne
Cordeiro quanto baste - os restos da paleta
Aipo 1 talo
Cenouras 1
Cebolas 1
Vinho tinto 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Água 1 l

Preparo

Para preparar a paleta de cordeiro recheada à toscana, comece pelo caldo de carne. Desosse a paleta de cordeiro e elimine toda a gordura. Corte grosseiramente o aipo, a cenoura e a cebola 1 e coloque-os em uma panela grande junto com os ossos. Cozinhe em fogo alto por 3-4 minutos, depois adicione o vinho tinto 3. Despeje a água 4,

o sal 4 e a pimenta e cozinhe em fogo baixo por 1 hora. Enquanto isso, prepare o recheio. Pique finamente a cenoura, o aipo e a cebola; deixe-os murchar em uma panela antiaderente com 30 g de azeite de oliva 5, misturando com uma espátula de cozinha 6. Uma vez prontos, desligue e deixe esfriar um pouco.

Pique finamente a sálvia, o alho e um ramo de alecrim 7. Pegue a linguiça, corte-a ao meio com uma faca e retire delicadamente a pele com os dedos 8. Coloque-a em um recipiente, amasse com um garfo e adicione os legumes já mornos 9.

Coloque a miolo de pão em um mixer com lâminas 10 e triture tudo 11, em seguida, adicione à mistura de linguiça e legumes 12

junto com um ovo e parte da mistura de ervas picadas 13. Tempere com sal e pimenta 14 e misture bem todos os ingredientes. Pegue a paleta de cordeiro e bata bem com um martelo de carne 15;

espalhe o alho e as ervas que preparou 16, ajuste o sal e a pimenta, depois distribua o recheio de carne e legumes de forma uniforme 17. Com as mãos, enrole a carne 18

e amarre com fio incolor para que o recheio não saia durante o cozimento 19. Em uma panela, despeje 30 g de óleo e o dente de alho restante, coloque a paleta de cordeiro 20 dourando bem de ambos os lados junto com um ramo de alecrim, depois regue com o vinho tinto 21.

Despeje o caldo que você preparou 22 e os legumes cortados grosseiramente (23-24).

Feche com uma tampa 25 e deixe cozinhar em fogo moderado por cerca de 1 hora, adicionando o caldo, quando necessário. Quando terminar o cozimento 26, coloque em um recipiente alto o líquido de cozimento junto com os legumes 27

e bata tudo para obter um delicioso molho de acompanhamento 28 que você irá coar e aquecer por alguns minutos em uma panelinha (29-30).

Neste ponto, retire o fio da amarração 31 e corte a paleta de cordeiro em fatias 32; disponha as fatias em um prato de servir regando com o molho de acompanhamento e sirva sua paleta de cordeiro recheada à toscana bem quente 33.

Conservação

Você pode conservar a paleta de cordeiro recheada à toscana na geladeira por no máximo 3-4 dias. Pode também ser congelada se a carne for fresca.

Dica

Se você quiser um molho mais espesso, pode adicionar 10 g de amido de milho com um pouco de caldo frio; depois leve à fervura para engrossar e sirva!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.