Pasta com almôndegas de peixe

/5

APRESENTAÇÃO

Você se lembra quando bate aquela saudade das férias de verão, do mar e dos jantares na varanda? Além de folhear o álbum, propomos uma receita que lembrará a atmosfera marítima à mesa, mesmo em outras estações: massa com almôndegas de peixe! O que é melhor do que um prato de mar assim rico e substancioso que pode se transformar em um prato único saboroso e convidativo? Pequenas e deliciosas almôndegas de peixe feitas de camarão, linguado e bacalhau são mergulhadas nos irresistíveis e cremosos espaguetes. Experimente organizar um jantar de espaguete alternativo com seus amigos, trazendo à mesa este prato principal... será uma batalha saborosa até a última garfada!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Espaguete 320 g
Azeite virgem extra 10 g
Manteiga 10 g
Alho 1 dente
Conhaque 50 g
Creme de leite fresco líquido 200 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para 105 almôndegas de peixe de 6 g cada
Camarões 120 g - inteiros
Filetes de solha 80 g
filé de bacalhau 80 g
Pão 80 g - apenas o miolo
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Ovos 1 - médio
Grana Padano DOP 50 g - (para ralar)
Açafrão 0,15 g - (um sachê)
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 10 g

Preparação

Para preparar a massa com almôndegas de peixe, comece limpando os camarões (para mais detalhes sobre a limpeza, você pode consultar nossa escola de culinária: como limpar camarões) e enxágue-os sob água corrente abundante. Separe agora a cabeça da cauda, segurando-a entre os dedos e puxando delicadamente 1. Retire também as patinhas, depois elimine a carapaça e a cauda. Uma vez feita essa operação, com uma faquinha, faça um corte nas costas do camarão e remova o intestino, tomando cuidado para não quebrá-lo 2: reserve os camarões. Proceda removendo a casca do pão e cortando o miolo em cubinhos 3.

Coloque a água quente para ferver em uma panela grande e, quando estiver fervendo, adicione sal a gosto: isso será para cozinhar a massa. Em seguida, bata o ovo em uma tigelinha 4 e pegue um mixer no qual você colocará o miolo de pão 5 e o alho descascado, tendo removido também o miolo interno 6.

Adicione no mixer também as caudas dos camarões limpas 7, o filé de bacalhau 8 e o linguado 9. Você pode picar os peixes grosseiramente ou colocá-los inteiros: ao processá-los no mixer, as carnes macias serão trituradas igualmente.

Depois adicione o óleo 10, o ovo batido 11 e o queijo Grana Padano DOP ralado 12. Por fim, ajuste o sal e a pimenta.

Bata os ingredientes até obter uma mistura homogênea 13. Pare as lâminas do mixer e transfira para uma tigela grande. Depois, dissolva o açafrão em uma tigelinha com um pouco de água quente (aquela pronta para cozinhar a massa será ótima) 14: adicione à mistura obtida 15.

Misture bem os ingredientes, mexendo energicamente com as mãos 16. Quando estiverem bem misturados, pegue cerca de 6 g de massa e crie as almôndegas 17: ao todo, você obterá 105 que poderá dispor em uma bandeja 18.

Neste ponto, pegue uma frigideira antiaderente de fundo largo e coloque óleo e manteiga 19: quando a manteiga estiver derretida e o óleo quente, doure um dente de alho 20. Uma vez dourado, retire-o. Agora coloque as almôndegas 21: doure-as por 4-5 minutos em fogo alto, cuidando para não grudarem no fundo da frigideira.

Despeje o conhaque 22 e deixe evaporar. Depois, adicione o creme de leite fresco líquido 23, temperando com sal e pimenta. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo médio. Enquanto isso, cozinhe os espaguetes 24,

quando estiverem al dente, escorra-os diretamente na frigideira com o molho de almôndegas 25: misture bem a massa com o molho 26, levará apenas alguns instantes. Então, desligue o fogo e sirva sua massa com almôndegas de peixe para saborear bem quente 27!

Conservação

É preferível consumir a massa com almôndegas de peixe assim que estiver pronta. Se sobrar, você pode conservá-la na geladeira: coloque-a em um recipiente fechado hermeticamente. Ela se conserva assim por no máximo 1 dia.

Desaconselhamos congelar a massa. Se você usou ingredientes frescos e não descongelados, pode congelar as almôndegas de peixe por no máximo 1 mês, uma vez cozidas.

Conselho

Quer aromatizar as almôndegas de peixe? Experimente adicionar ervas aromáticas como tomilho ou salsinha! E para quem não pode abrir mão do tomate, sugerimos substituir o creme de leite pelo molho de tomate: você obterá uma massa com almôndegas de peixe ao molho deliciosas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.