Mescafrancesca patate e pesci

/5

APRESENTAÇÃO

Mescafrancesca é um termo dialetal frequentemente utilizado na culinária para se referir à massa mista, protagonista de muitos pratos da tradição napolitana como, por exemplo, a Massa e batata à napolitana. Este grande clássico inspira a mescafrancesca batata e peixes preparada para nós por Roberto Di Pinto, chef napolitano de origem e proprietário do restaurante SINE em Milão, uma estrela Michelin, onde propõe revisitações hábeis das receitas de sua região em uma chave moderna e criativa.

Nesta versão, a cremosidade típica da Massa e batatas encontra a frescura do mar: além de polvo, mexilhões e vongoles, são adicionados também lulas, camarões e robalo crus, de modo que cozinhem brevemente em contato com o calor da massa, mantendo sua consistência. O limão cristalizado, por sua vez, confere um toque único de doçura e acidez realmente surpreendente!

Se você ama degustar a culinária tradicional em uma nova roupagem, mas sempre com respeito e sabores autênticos, a mescafrancesca batata e peixes é o prato principal que você estava procurando. 

Não perca também estas variações:

INGREDIENTES

Para a massa e batatas
Pasta mista 220 g
Batatas 600 g
Cenouras 40 g
Aipo 40 g
Cebolas 40 g
Desenho de marisco 500 g
Estoque de Peixes 100 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para os peixes
Polvo 400 g - (já limpo)
Mexilhões 200 g
Amêijoas 200 g - (já expurgadas)
Lulas 120 g - (para limpar)
Filés de robalo 100 g
Camarões 70 g - (para limpar)
Cenouras 50 g
Aipo 50 g
Cebolas 50 g
Alho 1 dente
Limão cristalizado 20 g
Suco de limão 40 g
Salsa 5 - (os caules)
Funcho selvagem quanto baste
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a mescafrancesca batata e peixes, comece pelo polvo: leve uma panela de água para ferver, na qual você terá adicionado cenoura, aipo e cebola cortados grosseiramente, depois mergulhe o polvo 1 e cozinhe por 40 minutos. Depois desse tempo, escorra o polvo 2 e deixe esfriar em uma tigela separada 3. Para mais detalhes, você pode consultar a ficha "Como limpar e cozinhar o polvo".

Enquanto isso, cuide dos frutos do mar: limpe os mexilhões e as vongoles (para mais informações, você pode consultar nossas fichas "Como limpar e abrir mexilhões" e "Como limpar as amêijoas"). Em uma frigideira grande, deixe o óleo perfumar com os talos de salsa e o dente de alho 4, depois adicione os mexilhões e as vongoles 5. Despeje um pouco de água 6 e cozinhe em fogo alto, mexendo frequentemente a frigideira.

À medida que as conchas se abrirem, remova os frutos do mar com uma pinça 7 e reserve-os. Uma vez que todos estiverem abertos, filtre o caldo de cozimento através de um chinois 8. Neste ponto, descasque os mexilhões e as vongoles e reserve os moluscos no caldo de cozimento filtrado 9.

Passe para a limpeza dos outros peixes: remova a pele do filé de robalo 10 e corte-o primeiro em tiras 11 e depois em cubos 12.

Limpe as lulas (para mais informações, você pode consultar a ficha "Como limpar as lulas"). Corte o manto das lulas ao longo para abri-lo 13, depois raspe a parte interna com o dorso de uma faca para limpá-la e remover a película 14. Corte também as lulas primeiro em tiras e depois em pedaços regulares 15.

Limpe os camarões (para mais informações, você pode consultar a ficha "Como limpar os camarões") e corte a polpa em pedaços do mesmo tamanho 16. Finalmente, corte também 100 g de polvo cozido em pedaços 17. Transfira o robalo, as lulas, os camarões e o polvo para uma tigela, depois adicione também os mexilhões e as vongoles descascados com seu líquido 18.

Pique finamente o limão cristalizado 19 e coloque na tigela com os peixes e frutos do mar 20, depois aromatize também com o funcho e o manjericão cortado em julienne 21. Por último, tempere com o suco de limão e um fio de óleo, misture bem e reserve.

Agora dedique-se às batatas: descasque-as e corte-as primeiro em fatias e depois em palitos 22. Reduza a cubos os palitos centrais, de forma mais regular 23, e pique as partes laterais 24.

Limpe e corte em brunoise as cenouras 25, o aipo 26 e a cebola 27.

Você pode passar para a cocção: aqueça o óleo em uma panela grande, depois adicione os vegetais para o refogado 28 e refogue em fogo baixo por cerca de dez minutos. Neste ponto, adicione as batatas ao refogado 29 e salgue 30.

Despeje o caldo de peixe 31 e o caldo de crustáceos 32 e cozinhe em fogo médio por cerca de 15-20 minutos. Enquanto isso, leve uma panela com água salgada para ferver e cozinhe a massa mista por cerca de 4 minutos 33.

Escorra a massa, transfira-a para a panela 34 e cozinhe por mais 5 minutos aproximadamente 35. Quando a massa estiver al dente e as batatas macias e cremosas, desligue o fogo e espere que pare de ferver, depois acrescente todos os peixes 36.

Misture bem 37, cubra com a tampa 38 e deixe descansar por um minuto. Sua mescafrancesca batata e peixes está pronta para ser servida 39!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente a mescafrancesca batata e peixes.

Conselho

Se preferir, você pode personalizar a mescafrancesca com outros tipos de peixes, crustáceos e frutos do mar, como dourado e camarão, por exemplo!

O limão cristalizado confere acidez, sabor e doçura à preparação, mas se você não tiver, pode enfeitar o prato final com raspas de limão.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.