Pasta peixe-espada e hortelã

/5

APRESENTAÇÃO

Massa com peixe-espada e hortelã, um deleite de sabores mediterrâneos em um prato típico da Sicília. Preparado por Melina e Alessia da trattoria "U Fucularu" de Catânia, para nos mostrar como destacar ao máximo os ingredientes deste aromático prato principal típico das aldeias costeiras. Berinjela frita, ingrediente indispensável da culinária siciliana, peixe-espada, doces tomates-cereja, fresquíssimas folhas de hortelã e manjericão... um buquê mediterrâneo de sabor único, ingredientes típicos e sabores genuínos. Por trás de um bom prato, o segredo é sempre o mesmo: o amor ao prepará-lo, a escolha das matérias-primas e o tempo dedicado para realizá-lo e levá-lo à mesa. Descubra como fazer a massa com peixe-espada e hortelã e faça um mergulho na bela terra siciliana em um piscar de olhos.

Aqui estão outras receitas com peixe-espada!

INGREDIENTES

Paccheri 320 g - (frescos ou secos)
Peixe-espada 500 g
Hortelã quanto baste
Beringelas redondas ½ - (variedade violeta de Vittoria)
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Conhaque 44 g
Cebolas roxas de Tropea ½
Tomates datterini 300 g
Manjericão quanto baste
Vinho branco 135 g
Farinha de rosca 150 g
Salsa quanto baste
Para fritar as berinjelas
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a massa com peixe-espada e hortelã, pique finamente a salsa 1. Corte o peixe-espada 2 em cubos de cerca de dois centímetros 3.

Em uma frigideira, coloque um fio de azeite, adicione alguns ramos de hortelã e um dente de alho com casca 4. Adicione a salsa picada e uma pitada de sal 6.

Pouco depois, adicione o peixe-espada 7 e deixe-o fritar antes de adicionar sal, pimenta e remover o alho 8. Após alguns minutos, ficará branco e macio, então adicione o conhaque 9: flambe a mistura inclinando a frigideira sobre o fogão ou, se tiver um fogão de indução, usando um maçarico. Tenha muito cuidado com a chama.

Assim que o álcool evaporar, coloque o peixe-espada de lado com um prato por cima 10 e reserve a frigideira. Limpe a cebola e fatie-a 11. Em seguida, corte os tomates-cereja em quatro partes 12.

Coloque a panela com água para cozinhar a massa no fogo e, enquanto isso, na frigideira anterior, adicione um pouco mais de azeite e depois a cebola e deixe dourar com uma pitada de sal 13. Adicione os tomates-cereja 14 e depois a hortelã e o manjericão picados 15.

Após 5 minutos de cozimento, adicione o vinho branco 16 e, quando o álcool evaporar, abaixe o fogo e deixe cozinhar. Enquanto isso, em outra frigideira, adicione a farinha de rosca 17 e deixe-a torrar, mexendo continuamente. Uma vez dourada, desligue o fogo e continue mexendo por alguns instantes. Em seguida, adicione um fiozinho de azeite, mexa novamente 18.

Continue mexendo até ficar esfarelado 19, então reserve. Passe para a berinjela: lave, corte as pontas e fatie 20; por fim, corte em cubos mais ou menos do tamanho dos cubos de peixe-espada 21.

Nesse ponto, aqueça o azeite de oliva e frite aos poucos os cubos de berinjela 22. Em poucos minutos, ficarão dourados, então escorra-os em papel absorvente 23. Nesse ponto, a água deve estar fervendo, adicione sal e cozinhe os paccheri 24.

Adicione ao molho de tomates-cereja o peixe-espada 25, as berinjelas 26 e depois uma concha da água do cozimento da massa 27.

Escorra os paccheri al dente no molho 28, e finalize o cozimento mexendo frequentemente e tomando cuidado para não quebrar os paccheri 29. Dê uma última mexida e desligue o fogo 30.

Sirva adicionando nos pratos individuais as migalhas de farinha de rosca 31, uma folhinha de manjericão 32 e hortelã. Sua massa com peixe-espada e hortelã está pronta 33.

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente a massa com peixe-espada e hortelã.

Conselho

Rale um pouco de ricota salgada por cima, você vai adorar!

Trattoria U Fucularu

"U Fucularu" é o nome de uma típica trattoria em Catânia, de gestão familiar, onde a caponata é um must. Até o New York Times recomenda experimentá-la aqui se você estiver em Catânia. O mesmo vale para a Massa alla Norma, preparada com maestria usando produtos locais, um tributo à verdadeira tradição. A proprietária Melina cozinha com as receitas da bisavó, da avó e da mãe, adicionando seu toque pessoal aos pratos, sem trair a cultura gastronômica siciliana... na verdade, elevando-a ao máximo de sua expressão em sabores e aromas. Um lugar onde se pode apreciar a culinária caseira e sentir-se, de fato, em casa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.