Pici ao café com alho gigante, bacon e ervilhas
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 1 h 40 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de descanso da massa (pelo menos 30 min.)
APRESENTAÇÃO
A receita dos pici ao café com aglione, bacon e ervilhas é assinada pela chef Silvia Baracchi, ponto de referência da cozinha toscana contemporânea, capaz de unir técnica e criatividade destacando os sabores autênticos do território com um estilo elegante e reconhecível.
Neste prato principal surpreendente, a tradição encontra um toque original: o café, adicionado diretamente na massa, confere aos Pici toscani um aroma intenso e uma nota levemente tostada que se casa perfeitamente com a doçura do creme de ervilhas e o sabor do bacon crocante.
Protagonista também é o Aglione da Val di Chiana, uma variedade típica e valiosa, famosa pelo gosto mais delicado e menos pungente em relação ao alho comum: tem um sabor pleno e aromático que enriquece o tempero sem sobrepujar os outros ingredientes. Os pici ao café com aglione, bacon e ervilhas são um prato equilibrado e refinado, ideal para quem ama experimentar combinações inusitadas mas harmoniosas, trazendo à mesa uma Toscana inédita e contemporânea.
Aqui estão outras receitas com o aglione para não perder:
- Pici ao aglione
- Gnudi de ricota com ragu de legumes
INGREDIENTES
- para a massa fresca
- Farinha tipo 00 400 g
- Café 210 g
- Sal fino quanto baste
- para o molho de ervilhas
- Ervilhas 200 g
- Cebolas 1
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- para o tempero
- Pancetta 100 g
- Alho gigante 1 dente
- Pimenta fresca 1
- Tomilho 1 raminho
- Azeite virgem extra quanto baste
- para guarnecer
- Queijo pecorino romano 30 g
- Brotos de ervilha quanto baste
- Funcho selvagem quanto baste
Preparação
Para preparar os pici ao café com aglione, bacon e ervilhas, comece pela massa fresca: coloque a farinha em uma tigela formando a clássica fonte, adicione uma pitada de sal 1 e acrescente o café líquido aos poucos 2, mexendo com uma colher de pau 3.
Depois, amasse com as mãos até que o café seja absorvido. Neste ponto, transfira a massa para a bancada e continue a trabalhar energicamente por cerca de 10 minutos 5, até que fique elástica e compacta; deve estar macia mas não pegajosa 6.
Quando a massa estiver lisa, forme uma bola, embrulhe-a em filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos à temperatura ambiente 7. Após o tempo de descanso, pegue a massa novamente e retire uma porção dela 8, mantendo a parte restante coberta. Abra-a com um rolo até atingir a espessura de meio cm 9.
Em seguida, corte tiras com uma faca 10. Agora limpe a bancada da farinha e enrole delicadamente as tiras de massa para obter longos "espaguetões" com diâmetro de cerca de meio centímetro 11 12.
Conforme você os forma, passe-os na farinha para evitar que grudem uns nos outros 13 e coloque-os em uma bandeja bem enfarinhada 14. Continue até toda a massa acabar, cuidando para não amontoar os pici e não sobrepô-los para não danificar a forma 15. Mantenha-os em um local fresco.
Passe para o molho de ervilhas: pique finamente a cebola 16 e deixe-a amolecer em uma panela com um fio de óleo 17 por alguns minutos, mexendo frequentemente e adicionando um pouco de água quente 18.
Quando a cebola estiver macia, adicione as ervilhas 19, acrescente 2 conchas de água e cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos 20. Enquanto isso, descasque o aglione 21.
Corte-o em fatias não muito finas 22. Em seguida, corte também a pimenta em pedaços 23 e o bacon em tiras 24.
Quando as ervilhas estiverem macias, ajuste o sal 25 e transfira tudo para o copo de um mixer, adicionando um fio de azeite 26. Bata as ervilhas até obter um creme liso e aveludado 27; prove e ajuste o sal se necessário, depois mantenha-o aquecido.
Coloque no fogo uma panela cheia de água salgada que servirá para cozinhar os pici. Em uma frigideira grande, aqueça mais um fio de azeite extravirgem e adicione a pimenta, o aglione 28, alguns raminhos de tomilho 29 e o bacon cortado em tiras 30.
Refogue em fogo médio-alto até que o bacon esteja bem dourado e tenha soltado sua gordura, mexendo para não queimar os aromas; neste ponto, adicione uma concha de água do cozimento 31 e elimine o tomilho. Enquanto isso, a água terá começado a ferver, então mergulhe os pici 33.
Estarão prontos quando subirem à superfície. Escorra-os 34 e transfira-os diretamente para a frigideira com o tempero de aglione e bacon 35, adicione mais uma concha de água do cozimento 36 e salteie-os por alguns minutos.
Você está pronto para servir: espalhe o molho de ervilhas na base do prato, depois coloque por cima um ninho de pici bem temperado e adicione algumas fatias de aglione e um pouco de bacon 39.
Com um descascador de batatas, faça lascas de queijo pecorino 40, adicione-as ao prato e complete decorando com endro 41 e brotos de ervilha para um toque fresco e perfumado. Sirva imediatamente os pici ao café com aglione, bacon e ervilhas, bem quentes 42.