Gnudi de ricota com ragu de legumes

/5

APRESENTAÇÃO

Os gnudi de ricota com ragu de legumes e molho de açafrão são uma interpretação refinada da tradição toscana assinada pela Silvia Baracchi, chefe estrelada do Relais & Châteaux Falconiere de Cortona, que com esta receita celebra os sabores autênticos do território com elegância e cor. Os Gnudi, termo que em dialeto toscano significa "nus", são pequenos bocados à base de ricota semelhantes aos raviolis mas sem a massa que normalmente os envolve: um prato humilde e genuíno, que nesta versão se torna uma criação refinada.

Protagonista do ragu de legumes é o Aglione della Valdichiana, um ingrediente símbolo da culinária toscana. De forma imponente e aroma intenso, o aglione é conhecido pelo seu sabor doce e delicado. Um produto único, que confere ao molho a sua nota aromática inconfundível. Para completar a harmonia de sabores, o molho de açafrão, aveludado e luminoso, que envolve os gnudi e se combina com a frescura do ragu de legumes crocantes. Um prato principal que conta a Toscana gourmet, capaz de revisitar a culinária camponesa com elegância, cor e originalidade, destacando os produtos do território de forma contemporânea.

Descubra outras deliciosas variações dos gnudi, regionais e não:

INGREDIENTES

para os gnudi
Ricota de ovelha 250 g - (já escorrido)
Ovos 2
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - (para ralar)
Farinha tipo 00 50 g
Casca de limão quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
para o ragu de legumes
Pimentão amarelo 1
Pimentões vermelhos 1
Berinjelas 1
Abobrinhas 1
Aipo 1 talo
Cebolas roxas 1
Alho gigante 1 dente
Pimenta fresca 1
Tomilho 1 raminho
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino 1 pitada
para o molho de açafrão
Batatas 1
Cebolas brancas 1
Cenouras 1
Água 250 g
Açafrão em pistilos 1 colherinha
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
para decorar
Flores comestíveis quanto baste

Preparação

Para preparar os gnudi de ricota com ragu de legumes, comece pela massa dos gnudi: em uma tigela, coloque a ricota de ovelha bem drenada e os ovos 1, depois aromatize com a noz-moscada e a casca de limão 3.

Misture com o batedor 4 para obter uma mistura homogênea e cremosa, em seguida, salgue e apimente 5. Agora incorpore o Parmigiano Reggiano ralado e a farinha 6.

Misture novamente para integrar bem tudo 7. Guarde a massa na geladeira e proceda com a preparação do molho de açafrão: limpe e corte a cebola em pedaços 8, depois descasque e corte a batata em cubos 9.

Faça o mesmo com a cenoura 10. Em uma panela, coloque um fio de azeite junto com a cebola 11. Refogue por um minuto, depois adicione a batata 12.

Adicione também a cenoura 13, salgue e cubra com água 14. Cozinhe por 30 minutos em fogo médio 15.

Quando os legumes estiverem cozidos, desligue o fogo e tempere com os pistilos de açafrão 16, depois misture bem para que liberem aroma e cor 17. Transfira os legumes para uma jarra e adicione um fio de azeite 18.

Bata com o mixer de imersão 19 para obter um molho liso e homogêneo 20. Reserve o molho de açafrão e dedique-se ao ragu de legumes: limpe o aglione 21.

Corte-o em fatias de cerca de meio centímetro, não deve ser muito fino 22. Limpe e corte em cubos de cerca de meio centímetro todos os legumes: comece com a cebola roxa 23 e o aipo 24.

Prossiga com as abobrinhas 25, os pimentões amarelos 26 e os pimentões vermelhos 27.

Por último as berinjelas 28. Em uma frigideira grande, aqueça um fio de azeite extravirgem com o aglione, uma pimenta malagueta em pedaços e um ramo de tomilho 29. Refogue por 3-4 minutos, depois adicione a cebola 30.

Após um minuto, adicione o aipo 31, os pimentões 32 e as berinjelas e refogue por mais alguns minutos. Por último, adicione também as abobrinhas 33.

Cozinhe tudo por cerca de 10 minutos, os legumes devem permanecer crocantes. Salgue apenas no final do cozimento 34. Aromatize o ragu de legumes com folhas de manjericão 35 e mantenha aquecido. Agora cozinhe os gnudi: leve uma panela de água salgada para ferver, depois retire a massa da geladeira e forme quenelles com a ajuda de 2 colheres 36.

Imerso uma das colheres na água fervente e use-a para deslizar a quenelle na panela; desta forma, ela se soltará facilmente. Cozinhe os gnudi por cerca de 10 minutos, depois escorra-os 38 e transfira-os para uma travessa; com estas quantidades, você obterá cerca de 16, o número pode variar conforme o tamanho. Você está pronto para empratar: distribua o molho de açafrão na base do prato 39.

Coloque por cima os gnudi cozidos 40 e adicione o ragu de legumes no centro 41. Complete com um fio de azeite cru e folhinhas de manjericão fresco. Sirva imediatamente os seus gnudi de ricota com ragu de legumes 42!

Conservação

Recomenda-se consumir os gnudi de ricota com ragu de legumes recém-feitos.

Os gnudi de ricota já formados e crus podem ser conservados na geladeira, cobertos, por no máximo 12 horas. Podem ser congelados por cerca de um mês e fervidos ainda congelados.

Os gnudi de ricota cozidos devem ser consumidos em um dia, mantendo-os na geladeira em um recipiente hermético.

Conselho

Recomenda-se drenar a ricota em uma peneira por algumas horas na geladeira, assim ela perderá seu soro e a massa não ficará muito mole.

Se não conseguir encontrar o aglione, pode usar o alho comum.

Os legumes podem variar de acordo com a estação: na primavera use aspargos e ervilhas, no inverno abóbora e couve. Para mantê-los crocantes, salgue somente no final do cozimento, assim não liberarão seu líquido de vegetação.

Para um sabor mais acentuado, você pode adicionar ao molho de açafrão algumas gotas de limão ou uma pitada de pimenta malagueta.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.