Pignolata com glacê

/5

APRESENTAÇÃO

A verdadeira ligação entre nossas regiões são as receitas tradicionais que ao longo dos anos desenvolveram variantes saborosas em cada área, definindo sua tipicidade. Esse é o caso da Pignolata que é preparada na Calábria com mel e na Sicília coberta com duas deliciosas coberturas. A Pignolata coberta é uma montanha de pequenos nhoques doces fritos, cobertos pela metade com uma cobertura de chocolate amargo e pela outra metade com uma cobertura aromatizada com limão. Uma sobremesa black and white que aposta nos contrastes de cor e sabor e devemos admitir que vence o desafio ao paladar! Doce típico do Carnaval, a Pignolata coberta também aparece nas mesas natalinas, pois toda festa é uma boa ocasião para reviver essa delícia irresistível!

Venha descobrir outras doces de Carnaval:

  • Pignolata com mel
  • Castagnole de chocolate
  • Zeppole com dois cremes
  • Rosquinhas fritas recheadas com creme de chocolate

INGREDIENTES

Ovos 125 g - (2 inteiras + 1 gema)
Farinha tipo 00 300 g
Manteiga 30 g
Açúcar 20 g
Grappa 20 g
Casca de limão 1
Sal fino 1 pitada
para o glacê de limão
Claras 37 g - (cerca de 1)
Suco de limão 15 g
Açúcar de confeiteiro 200 g
para o glacê de chocolate
Chocolate amargo 200 g
Manteiga 10 g

Preparo

Para realizar a Pignolata coberta, coloque a farinha peneirada em uma tigela 1, depois adicione a manteiga macia em pedaços 2, o sal 3

o açúcar refinado 4, depois perfume com a casca ralada de um limão não tratado 5 e com a grappa 6.

Por fim, adicione os dois ovos inteiros e a gema 7, reservando a clara restante que será utilizada para fazer a cobertura. Comece a amassar manualmente com energia 8 para misturar os ingredientes, depois coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada 9

continue amassando até obter uma massa compacta à qual dar a forma de um bloco 10. Envolva com filme plástico para alimentos 12 e deixe na geladeira para endurecer por pelo menos 2 horas. Após o tempo de descanso, retome a massa e com um cortador divida em pedaços de 1 cm de largura 12.

Role cada pedaço para obter bastões 13, a partir desses corte pequenos nhoques de 1 cm (14-15).

Agora você pode prosseguir com o cozimento, aqueça em uma panela o óleo de sementes até atingir cerca de 170°C, esta é a temperatura ideal para obter uma fritura perfeita, é aconselhável usar um termômetro de alimentos para monitorar com precisão a temperatura. Com uma escumadeira, mergulhe no óleo poucos nhoques de cada vez 16, para evitar abaixar a temperatura do óleo. Frite por cerca de 3-4 minutos, depois escorra os bocadinhos 17 e coloque-os sobre uma bandeja forrada com papel absorvente para secar o excesso de óleo 18.

Agora ocupe-se das coberturas, para realizar a cobertura de limão coloque a clara em uma tigela, com uma batedeira comece a bater adicionando aos poucos o açúcar de confeiteiro 19 até que tudo esteja incorporado e depois despeje o suco de limão filtrado em fio 20. Continue batendo até que a mistura esteja densa 21.

Despeje a cobertura de limão sobre metade da pignolata 22 e misture para incorporá-la 23. Agora prepare a de chocolate: coloque o chocolate amargo picado em uma panela em banho-maria, adicione a manteiga 24 e aqueça em fogo moderado, mexendo de vez em quando com uma colher de pau,

até que o chocolate esteja completamente derretido 25. Neste ponto, despeje o chocolate derretido sobre a outra metade da pignolata, misture 26 e transfira a sobremesa para um prato de servir ou uma travessa alternando as duas coberturas 27. A Pignolata coberta está pronta para ser saboreada.

Conservação

A pignolata coberta se conserva por 2-3 dias fora da geladeira, sob uma cúpula de vidro. É desaconselhada a congelação.

Conselho

Para deixar o doce ainda mais carnavalesco, decore a Pignolata coberta com confeitos coloridos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.