Schiacciata fiorentina

/5

APRESENTAÇÃO

A schiacciata fiorentina é um dos doces mais amados da tradição toscana, típica do período de Carnaval. Não deve ser confundida com sua homônima versão salgada, a schiacciata ao óleo, que é um pão salgado. Este doce, macio e delicado, é preparado com ingredientes simples e humildes e é perfeito para saborear durante a terça-feira gorda. Para aromatizar a schiacciata fiorentina e dar-lhe a cor característica, são utilizados casca e suco de laranja, junto com o açafrão, um ingrediente fundamental da receita, que confere ao doce uma tonalidade dourada e um sabor rico e decidido. Cada família toscana tem sua versão, passada de geração em geração, e durante o Carnaval, as confeitarias expõem com orgulho o lírio florentino em suas vitrines.

Experimente também a schiacciata fiorentina recheada, uma deliciosa variação recheada com creme de leite, e outros imperdíveis doces da tradição toscana:

  • Necci com chocolate
  • Castagnaccio à toscana
  • Pinolata
  • Pêssegos de Prato
  • Cantucci

 

INGREDIENTES

para uma assadeira de 35x28 cm de superfície
Farinha Manitoba 250 g
Açúcar 50 g
Leite inteiro 115 g - frio
Manteiga 100 g
Ovos 55 g - (1 médio)
Laranjas ½ - raspas
Fermento biológico fresco 10 g
Açafrão 1 saquinho
Noz-moscada 1 pitada
Canela em pó 1 pitada
Sal fino 2 g
para decorar
Açúcar de confeiteiro quanto baste
Cacau em pó amargo quanto baste

Preparo

Para preparar a schiacciata fiorentina comece dissolvendo o fermento no leite 1 e misturando com a ajuda de uma colher 2. Na tigela da batedeira, ou à mão se não tiver, coloque a farinha 3.

Adicione o açúcar 4, as especiarias 5 e a casca de laranja ralada 6.

Ligue o gancho em velocidade médio-baixa e adicione o leite aos poucos 7. Quando estiver incorporado, adicione o ovo 8 e depois o sal 9.

Neste ponto, deixe o gancho trabalhar por uns dez minutos 10: no início a massa tenderá a se separar, mas aos poucos ficará uniforme 11. Se necessário, desligue a máquina e empurre a massa para o centro. Uma vez que estiver lisa, continue adicionando a manteiga macia, um pedacinho de cada vez: esta operação levará cerca de 5-10 minutos 12.

A massa estará pronta quando estiver bem presa ao gancho 13. Transfira para a bancada 14. Ficará macia e levemente pegajosa, mas não se preocupe e não adicione farinha, porque agora é o momento de dar as dobras de reforço. Você deve levantar rapidamente 15,

e bater na bancada trazendo a massa do ponto mais próximo a você 16 e dobrar sobre si mesma para obter uma bolinha 17. Repita esta operação 3 vezes no total. Neste ponto, a massa ficará lisa, então modele a massa com a ajuda de um raspador 18.

e transfira para uma tigela grande e untada com manteiga. Cubra com filme plástico 19 e deixe dobrar de tamanho em um lugar morno (no forno com luz acesa ou sob um cobertor), por cerca de 2-3 horas 20. Transfira a massa fermentada para uma forma de 35x28 cm untada e forrada com papel manteiga e espalhe uniformemente para cobrir toda a superfície, você pode usar um rolo para nivelar ou simplesmente espalhar com as pontas dos dedos 21.

Cubra com filme plástico ou uma assadeira 22 e deixe fermentar por mais 20-30 minutos à temperatura ambiente 23. Asse a schiacciata fiorentina em forno estático, pré-aquecido a 200°, por cerca de 15 minutos.24.

Quando estiver fria, vire sobre uma tábua de corte e polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro 25, posicione o estêncil em forma de lírio e polvilhe com cacau 26. Remova cuidadosamente o estêncil e deguste sua schiacciata fiorentina feita em casa 27!

Conservação

A schiacciata fiorentina conserva-se em local fresco e seco por um par de dias.

Não recomendamos congelar.

Dica

A schiacciata fiorentina, em sua versão mais antiga, previa o uso de banha de porco, mas nós preferimos a manteiga que, embora menos saborosa que a banha, oferece uma consistência igualmente macia e delicada, mas com um gosto menos marcante e um resultado mais leve.

A mistura de especiarias pode variar de família para família: cravo-da-índia, baunilha e noz-moscada são algumas variações comuns.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.