Pizza alla napoletana

/5

APRESENTAÇÃO

A pizza, louvor de bondade e, vamos ser honestos, verdadeiro patrimônio da humanidade! Ao fazer a pizza napolitana em casa você também acessa este mundo maravilhoso do fermentado mais apreciado do mundo. Começa-se pela Massa de pizza com o procedimento que pode ser feito à mão ou com a ajuda de uma batedeira. De qualquer forma, para um ótimo resultado, é necessário dar tempo à massa para absorver a água lentamente, manuseá-la com cuidado e deixá-la descansar pelo tempo necessário para obter, após o cozimento, uma pizza napolitana caseira macia, com lindos alvéolos, fofa e digerível! A característica da pizza napolitana é o tempero: anchovas, alcaparras e orégano! Prontos para sua noite de pizza? Bom apetite!

Muitos sabores de pizza esperam por você, aqui vão algumas sugestões:

INGREDIENTES

para 4 pizzas de 30 cm
Farinha tipo 0 1 kg
Água 600 g
Fermento biológico seco 7 g
Sal fino 20 g
Azeite virgem extra 60 g
para temperar
Passata de tomate 700 g
Alcaparrões 24
anchovas em óleo 16 filés
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino 20 g
Orégano 10 g -
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a massa para pizza, comece despejando a farinha na tigela da batedeira 1. Adicione o fermento 2 e 100 gramas de água, então ative a batedeira com o gancho montado em velocidade média-baixa 3.

Continue adicionando a água aos poucos, cuidando para que a dose anterior seja bem absorvida pela farinha 4. Uma vez despejados cerca de 3/4 da água, adicione o sal 5 e continue a amassar. Adicione o restante da água sempre em fio e deixe trabalhar até obter uma massa lisa e homogênea 6.

Neste ponto, adicione o óleo gradualmente (como fez com a água) 7. Quando o óleo for completamente absorvido, retire a massa da batedeira e modele-a com as mãos até obter uma bola 8. Coloque em uma tigela grande levemente untada 9.

Cubra com filme plástico ou um pano de prato limpo e deixe fermentar no forno com a luz acesa 10. Aguarde até que a massa tenha pelo menos dobrado de volume (1,5 h), melhor triplicado (2,5/3 h) e prossiga para a abertura das pizzas 11. Uma vez que a massa tenha fermentado, transfira-a para a bancada e divida-a em 4 partes iguais 12.

Faça uma bola com cada parte 13. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por 30 minutos 14. Unte levemente com um fio de óleo 4 formas de pizza de 30 cm de diâmetro. Coloque no centro da forma uma bola de massa 15.

e comece a pressionar do centro para fora, puxando levemente as laterais se necessário 16. Se a massa estiver muito elástica e tender a voltar à forma anterior, deixe a pizza que está estendendo de lado e prossiga para estender outra, dessa forma a anterior descansa. Tente estender a massa sobre toda a superfície da forma 17. Separadamente, em uma tigela grande, despeje o molho de tomate e tempere com sal, óleo, pimenta e orégano 18.

Despeje uma concha generosa de molho de tomate sobre a base da pizza 19 e espalhe com um movimento circular, cobrindo quase toda a área, deixando apenas uma borda de cerca de 1,5 cm 20. Corte os frutos de alcaparra ao meio 21 e reserve.

Tempere agora com as anchovas 22, os frutos de alcaparra cortados ao meio e um fio de óleo 23. Deixe a pizza recheada descansar por cerca de dez minutos, depois leve ao forno a 210°C por 15/20 minutos em forno estático (190°C se usar o forno ventilado por cerca de 15 minutos). Assim que retirar a pizza napolitana do forno, sirva imediatamente 24.

Conservação

A pizza napolitana pode ser levada ao meio do cozimento e depois congelada. Para usá-la, descongele à temperatura ambiente e termine de assá-la no forno antes de servir!

Conselho

Se usar alcaparras em sal, lembre-se de lavá-las bem em água corrente e secá-las levemente antes de colocá-las na pizza.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.