Pizza com tomatinhos amarelos, anchovas e alcaparras

/5

APRESENTAÇÃO

Prontos para assar uma deliciosa pizza com tomatinhos amarelos, anchovas e alcaparras? Hoje vamos colocar a mão na massa para criar uma pizza realmente original! A Massa de pizza é a clássica, que fermenta em pouco tempo, para permitir que todos possam satisfazer seus desejos no mesmo dia. Para o cozimento, utilizamos a pedra refratária, que aquecendo-se no forno permitirá que a pizza se desenvolva da melhor forma e obtenha uma borda alta e bem aerada. Mas se você não tiver a pedra refratária, não se preocupe, basta substituí-la pela clássica assadeira de forno e você ainda terá um bom resultado! Mas vamos falar do tempero: tomatinhos amarelos, mussarela, anchovas e uma pitada de alcaparras tornarão esta pizza realmente espetacular. Ficou curioso? Faça sua primeira pizza gourmet e nos conte o que achou!

Se você ama pizzas gourmet, experimente também esta Pizza com creme de trufa e presunto.

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 pizzas
Farinha Manitoba 200 g
Farinha tipo 00 300 g
Fermento biológico fresco 5 g
Água 300 g
Azeite virgem extra 35 g
Sal fino 10 g
para o tempero
Mozzarella 520 g
anchovas em óleo 80 g - já escorridas
alcaparras 60 g
Tomates cereja amarelos 300 g - em pedaços

Preparação

Para preparar a pizza com tomatinhos amarelos, anchovas e alcaparras, comece pela massa. Despeje em uma tigela as farinhas 1 e o fermento esfarelado 2. Adicione a água aos poucos 3,

enquanto amassa com as mãos 4. Quando você tiver adicionado toda a água e a massa começar a tomar forma 5, despeje o óleo em fio 6,

continuando sempre a amassar 7. Quando começar a ser absorvido, adicione o sal 8 e continue a amassar até que a massa fique lisa e homogênea, depois transfira-a para a bancada e trabalhe por mais alguns minutos 9.

Neste ponto, cubra com a tigela limpa e deixe descansar na bancada por cerca de dez minutos 10. Passado esse tempo, faça uma dobra. Imagine que a esfera está dividida em 4 partes, pegue a extremidade de cada uma, puxe delicadamente 11 e dobre em direção ao centro 12.

Repita esta operação para todas as 4 extremidades 13, vire a massa 14 e dê uma forma esférica 15.

Transfira a massa assim formada para uma tigela untada com óleo, cubra com filme plástico 16 e deixe fermentar até dobrar de volume, levará cerca de 2 horas em temperatura ambiente 17. Passado o tempo de fermentação, a massa estará bem crescida, então transfira-a para a bancada levemente enfarinhada 18

e divida em 4 porções de cerca de 200 g cada 19. Como feito antes, traga as extremidades da massa para o centro 20 e dê uma forma esférica a cada bolinha 21.

À medida que for formando, transfira-as para uma bandeja untada, depois cubra com filme plástico 22 e deixe fermentar por 30 minutos 23. Enquanto isso, posicione a pedra refratária na parte superior do forno e aqueça-a a 250° em modo ventilado. Rasgue a mussarela com as mãos 24 e conserve na geladeira.

Quando as bolinhas estiverem prontas, pegue a primeira, transfira-a para uma superfície enfarinhada 25 e achate-a começando do centro, com as pontas dos dedos 26. Alargue-a delicadamente para deixar a parte externa mais espessa 27, para que no cozimento se forme a borda.

Passe a massa para a pá, tomando cuidado para não danificá-la 28. Coloque os tomatinhos na parte central 29 e tempere com óleo 30

e sal. Asse e deixe cozinhar por cerca de dez minutos. Retire a pizza com a pá e transfira para uma tábua 32, tempere com a mussarela rasgada 33,

as alcaparras 34 e as anchovas escorridas do óleo 35. Proceda da mesma forma com as outras pizzas e aproveite 36.

Conservação

Recomendamos consumir a pizza imediatamente. Alternativamente, uma vez cozida, é possível armazená-la na geladeira por no máximo 1-2 dias.

Conselho

No lugar do fermento fresco, você pode usar 2 g de fermento seco.

Em vez da farinha, você pode usar semolina para abrir as pizzas. Isso não será absorvido e permitirá um melhor resultado no cozimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.