Pizza frita com escarola

/5

APRESENTAÇÃO

A pizza frita com escarola é um fermentado rústico e irresistível, que tem suas raízes na tradição campana. O ideal seria saborear este street food passeando pelas ruas de Nápoles, mas na falta disso você pode sempre prepará-la em casa e desfrutar de sua delícia. Crocante por fora e macia por dentro graças à dupla cocção, seu ponto forte é o contraste entre a crocância da Massa de pizza frita e o recheio fresco e saboroso, composto por ingredientes mediterrâneos. Na versão aqui proposta por Davide Civitiello, na verdade, o sabor ligeiramente amargo da escarola crespa combina perfeitamente com o toque decidido da colatura de anchovas e a salinidade de azeitonas e alcaparras. Servir a pizza frita com escarola é proporcionar uma experiência de sabor inesquecível, autêntica e verdadeira!

Se você está buscando outras receitas de street food napolitano não perca:

INGREDIENTES

Para a massa (para 6 pizzas)
Farinha tipo 0 1 kg - (W 280)
Água 700 g
Sal 25 g
Fermento biológico seco 3 g
Para o recheio
Escarola encaracolada 500 g - (para limpar)
Tomates datterini 400 g
Azeitonas 200 g
Queijo pecorino 100 g - (para ralar)
alcaparras 50 g
Pinhões 30 g
Molho de anchova 10 g
Azeite virgem extra 50 g
Para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparação

Para preparar a pizza frita com escarola, primeiro coloque a farinha em uma tigela grande, adicione o fermento 1 e misture rapidamente com as mãos. Despeje uma parte da água 2 e sove 3 até que seja absorvida pela farinha. Em seguida, continue despejando a água aos poucos até obter uma massa homogênea.

Adicione o sal 4 e continue sovando para incorporá-lo 5. Mova-se para a superfície de trabalho e trabalhe a massa por cerca de 20 minutos 6, até que fique lisa e homogênea.

Cubra a bola de massa com a tigela 7 e deixe descansar na superfície de trabalho por 15 a 40 minutos. Neste ponto, divida a massa em 6 partes de 280 g cada 8 9.

Pegue cada uma dessas partes e puxe as extremidades de fora para o centro 10, então boleie para formar bolinhas 11. Coloque as bolinhas em uma caixa para fermentação, feche com uma tampa e deixe fermentar por 6-8 horas a uma temperatura de cerca de 18°-24° 12.

Passado o tempo de fermentação, abra as bolas de massa na superfície de trabalho levemente enfarinhada, apertando-as levemente com as pontas dos dedos e tocando o mínimo possível; você deve formar um disco com cerca de 22 cm de diâmetro 13. Frite-os em óleo de sementes a 180° 14; para uma cocção uniforme, despeje o óleo quente sobre a superfície da pizza com a ajuda de uma concha. Frite por cerca de 5-7 minutos, virando na metade do tempo de cocção. À medida que forem ficando prontas, transfira as pizzas fritas para papel absorvente para eliminar o excesso de óleo 15.

Enquanto isso, prepare o recheio: corte a escarola crespa em pedaços 16 e os tomatinhos em quartos 17. Coloque-os em uma tigela e adicione as azeitonas 18.

Adicione as alcaparras 19, os pinhões 20 e a colatura de anchovas 21.

Despeje o azeite 22, adicione o pecorino ralado 23 e misture tudo 24.

Corte as pizzas ao meio 25 e recheie com o recheio 26. Por último, coloque as pizzas recheadas no forno a 200° por 4-5 minutos. Sua pizza frita com escarola está pronta para ser saboreada 27!

Conservação

Recomenda-se consumir a pizza frita com escarola assim que estiver pronta.

Conselho

Como todo grande clássico do street food napolitano, a pizza frita com escarola também pode ser feita em muitas versões deliciosas: por exemplo, você pode enriquecer o recheio com provolone defumado ou scamorza, para obter um coração derretido ainda mais saboroso!

Se você gosta de pimenta, adicione um pouco no recheio.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.