Battilocchio napoletano

/5

APRESENTAÇÃO

Não é uma Pizza frita e nem um Panzerotti (calzones) fritos... é o battilocchio napolitano: uma das muitas receitas do street food partenopeu à qual é impossível resistir! Semelhante a um calzone mas frito, o battilocchio é uma versão menor da clássica pizza frita, feita para ser saboreada enquanto caminha. Um dos recheios mais típicos é feito com cicoli e ricota, mas aqui nós provocamos você com um recheio saboroso e original proposto por Davide Civitiello, mestre pizzaiolo de fama internacional que nos mostrará, é claro, como preparar a Massa de pizza. Ficou curioso? Enquanto isso, revelamos os ingredientes do recheio: ricota, provola defumada, tomatinhos pelados e Pesto alla Genovese... agora é só seguir todas as instruções para provar um battilocchio napolitano realmente inigualável!

Não perca também estas apetitosas receitas de street food napolitano:

INGREDIENTES

Para a massa (para 6 peças)
Farinha tipo 0 1 kg - (W 280)
Água 700 g
Sal fino 25 g
Fermento biológico seco 3 g
Para o recheio
Tomates datterini descascados 500 g
Ricota de búfala 500 g
Provola defumada 400 g
Molho pesto 100 g
Leite inteiro quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparação

Para preparar o battilocchio napolitano, coloque a farinha e o fermento em uma tigela grande 1, e depois misture com a mão. Adicione uma parte da água 2 e misture novamente para absorvê-la completamente 3. Vá adicionando o restante da água aos poucos enquanto continua a amassar com a mão até obter uma massa homogênea.

Neste ponto, adicione o sal 4 e amasse para incorporá-lo de forma uniforme, primeiro na tigela 5 e depois na bancada, fazendo dobras slap&fold 6; no total, levará cerca de 15 minutos.

Quando a massa estiver lisa, uniforme e compacta, forme uma bola, cubra com a tigela 7 e deixe descansar à temperatura ambiente por 5 minutos. Após este tempo, faça mais algumas dobras, cubra novamente a massa com a tigela e deixe descansar por mais 30 minutos. Após o tempo de descanso, divida a massa com uma espátula 8 em 6 porções de aproximadamente 280 g cada 9.

Pegue uma porção de massa de cada vez e puxe as bordas de fora para dentro 10, então enrole-a na bancada para formar bolinhas 11 e coloque-as em uma caixa para fermentação 12. Feche com a tampa e deixe fermentar por cerca de 6-8 horas a uma temperatura de cerca de 18°-24°.

Após o tempo de fermentação, as bolinhas terão dobrado de volume 13. Estenda a primeira bolinha espalhando-a suavemente com as mãos 14, depois pressione a massa com os dedos para formar um disco com cerca de 18 cm de diâmetro, tomando cuidado para não deixá-lo muito fino no centro 15.

Proceda desta forma para estender todas as bolinhas, depois passe para o recheio: corte a provola em cubos 16, depois misture a ricota com um pouco de leite e espalhe sobre a superfície, deixando as bordas livres 17. Distribua os cubos de provola 18.

Adicione o molho de tomatinhos 19 e o pesto 20. Por fim, tempere com uma pitada de pimenta 21.

Dobre a massa ao meio 22 para formar uma meia-lua, depois pressione bem ao redor do recheio para eliminar todo o ar 23. Quando estiver com todos os calzones recheados, estará pronto para fritar: em uma panela grande, aqueça o óleo de sementes à temperatura de 180°, depois mergulhe cuidadosamente o calzone 24.

Frite até dourar, virando o battilocchio de ambos os lados e ajudando com uma concha para banhá-lo com o óleo quente 25. Uma vez dourado uniformemente, escorra 26 e transfira para papel absorvente 27. Seu battilocchio napolitano está pronto para ser saboreado ainda quente!

Conservação

O battilocchio napolitano deve ser consumido logo após ser frito.

Conselho

Se a massa ainda estiver úmida no final do processo de preparação, você pode enfarinhar levemente e aos poucos.

Se você não tiver uma caixa para fermentação, pode usar uma bandeja coberta com filme plástico levemente untado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.