Polenta e bruscitt

/5

APRESENTAÇÃO

Difundida na região norte da Lombardia, a polenta e bruscitt é uma especialidade típica de Busto Arsizio e da qual os bustocchi, os cidadãos de Busto, são muito orgulhosos.
Indo aos açougues ou restaurantes da cidade, você deve pedir por bruscitti, nome original que, nas várias inflexões dialetais, perdeu a vogal final.
Os bruscitt são tiras de carne bovina douradas na panela com manteiga e banha, aromatizadas com alho e sementes de erva-doce selvagem, que são deixadas para cozinhar em fogo baixo por algumas horas e são finalizadas, no final do cozimento, com vinho tinto, geralmente Barbera, Nebbiolo ou Barolo.
Os bruscitt são então servidos com polenta amarela fumegante, para mergulhar no delicioso molho de carne.
A polenta e bruscitt é um prato simples e rústico, mas de sabor decidido e encorpado, que se adapta bem à temporada de inverno! Experimente também a polenta com linguiça e queijo para uma variação igualmente robusta e saborosa de um clássico da cozinha caseira.

INGREDIENTES

Sal quanto baste
Manteiga 100 g
Pimenta quanto baste
Lardo di Colonnata 45 g
Sementes de erva-doce 5 g
Alho 1 dente
Vinho tinto 200 ml - tipo Barbera
Carne de boi 1 kg - polpa de acém
Carne de boi 1 kg - miolo de acém
para a polenta
Farinha de milho 375 g
Água 1 ½ l
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra 1 colher

Preparo

Para preparar a polenta e bruscitt, pegue a carne de boi e retire o excesso de gordura 1, depois corte em cubos de meio cm 2; corte a banha em tiras finas 3.

Prepare um saquinho de gaze (alternativamente use um porta-especiarias ou, se não tiver, coloque as especiarias diretamente na panela) no qual insira as sementes de erva-doce 4 e um dente de alho descascado 5. Feche o saquinho com um fio de barbante ou um palito de dente 6.

Derreta a manteiga e a banha em uma panela grande o suficiente 7. Adicione a carne 8, ajuste o sal e a pimenta e adicione o saquinho com os aromas 9.

Cubra com a tampa 10 e deixe cozinhar por pelo menos 2 horas em fogo baixo, mexendo a cada 20-30 minutos com uma colher de pau delicadamente, para não romper o saquinho. Enquanto isso, prepare a polenta (aqui mais instruções) colocando para ferver a água salgada, adicionando uma colher rasa de azeite de oliva extra virgem e adicionando ao ferver a farinha em forma de chuva 11, mexendo continuamente com um batedor 12. Para encurtar o tempo, você pode usar polenta instantânea.

Após as duas horas, a carne estará bastante macia: retire o saquinho dos aromas 13, aumente o fogo e adicione o vinho tinto 14. Deixe no fogo por mais 5 minutos e seus bruscitti estarão prontos 15! Acompanhe com a polenta e fatias de pão tostadas no forno.

Conservação

Você pode conservar os bruscitt em um recipiente hermeticamente fechado na geladeira.
Os bruscitt podem ser congelados e depois aquecidos diretamente na panela.

Conselho

Se você perceber que os bruscitt estão muito líquidos, continue cozinhando sem a tampa; caso contrário, se estiverem muito secos, não adicione mais líquido, mas sim manteiga.

Curiosidade

O nome bruscitt indica a origem pobre e camponesa deste prato: bruscitt significa migalhas e muito provavelmente indicava o fato de que eram usados cortes de carne menos nobres ou de descarte, reduzidos em pedaços pequenos para torná-los mais homogêneos.
Existe também o Magistero dei Bruscitti da Busti Grandi, uma associação fundada em 1975, que registrou em cartório a receita original dos bruscitt, na qual nos inspiramos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.