Frango com couve-flor e molho de mostarda

/5

APRESENTAÇÃO

Se você está procurando uma maneira alternativa de cozinhar o peito de frango, você encontrou a receita certa! O frango com couve-flor e molho de mostarda é um prato principal simples mas realmente saboroso, ideal para surpreender amigos e familiares. Para esta preparação, escolhemos usar o frango caipira, caracterizado por uma pele espessa que se tornará deliciosamente crocante e dourada após o cozimento, que ocorre em duas etapas. Acompanham o Peito de frango assado, um duplo acompanhamento: couve-flor assada e creme de couve-flor, para um jogo convidativo e apetitoso de texturas! O molho de mostarda e mel, finalmente, adiciona um toque extra de sofisticação graças à sua nota agridoce e picante. Não há dúvidas, portanto: o frango com couve-flor e molho de mostarda é a escolha perfeita para um jantar diferente do habitual!

Não perca também estas receitas:

 

INGREDIENTES

Para o frango
Peito de frango 800 g - caipira (4 fatias)
Azeite virgem extra 30 g
Tomilho quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a couve-flor
Couve-flor 800 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho de mostarda
Mostarda 50 g
Vinagre de maçã 20 g
Mel de acácia 15 g
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o frango com couve-flor e molho de mostarda, primeiro tempere a carne: coloque os peitos de frango em uma tigela e adicione sal, pimenta 1, os ramos de tomilho 2 e o óleo 3.

Massageie a carne com as mãos para temperá-la uniformemente 4, depois cubra com filme plástico 5 e deixe marinar na geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, corte do couve-flor inteiro 4 fatias com cerca de 1 cm de espessura 6. Pique grosseiramente o restante da couve-flor e reserve, você vai usá-lo para fazer o creme.

Aqueça um fio de óleo em uma frigideira antiaderente, em seguida, adicione as fatias de couve-flor 7, salgue 8 e apimente. Cozinhe em fogo alto até dourar (vai levar alguns minutos), depois vire as fatias, salgue e apimente novamente e doure o outro lado também 9. Transfira as fatias de couve-flor para uma assadeira forrada com papel manteiga e reserve.

Na mesma frigideira, aqueça outro fio de óleo e adicione a couve-flor picada grosseiramente 10. Salgue, apimente e refogue em fogo médio tomando cuidado para não queimar. Quando estiver dourado, cubra com água 11 e continue cozinhando por 5-6 minutos, até que se desfaça. Neste ponto, transfira a couve-flor para um recipiente 12.

Despeje um fio de óleo 13 e bata com um mixer de imersão 14 para obter um creme liso e homogêneo 15.

Mantenha o creme de couve-flor quente e passe para o molho de mostarda: em uma tigelinha, misture a mostarda, o mel 16, o vinagre de maçã 17, o óleo e uma pitada de sal. Emulsione bem a mistura 18 e reserve.

Agora, recupere os peitos de frango: despeje o óleo da marinada em uma frigideira junto com os ramos de tomilho, depois coloque os peitos de frango com a pele voltada para baixo 19 e cozinhe em fogo médio-alto por 4-5 minutos, ou até que fiquem bem dourados e crocantes. Vire os peitos de frango e cozinhe por mais alguns minutos do outro lado 20. Quando estiverem prontos, transfira os peitos de frango para a assadeira onde você colocou as fatias de couve-flor 21.

Coloque tudo no forno em modo ventilado a 200° por 5 minutos 22. Você está pronto para empratar: espalhe o creme de couve-flor na base do prato 23, depois adicione uma fatia de couve-flor assada 24.

Coloque o peito de frango por cima 25 e decore com o molho de mostarda 26. Finalmente, finalize com algumas folhas de tomilho fresco. Seu frango com couve-flor e molho de mostarda está pronto para ser servido 27!

Conservação

O frango com couve-flor e molho de mostarda pode ser conservado na geladeira por um dia, em um recipiente hermético.

O creme de couve-flor pode ser preparado com antecedência e armazenado na geladeira por 2 dias. Pode ser congelado.

Conselho

O frango caipira é preferível para esta receita porque tem uma pele mais espessa, que não corre o risco de rasgar durante o cozimento. Se você não conseguir encontrá-lo, pode usar peitos de frango comuns, ajustando o tempo de cozimento com base na espessura das fatias.

Para o molho, você pode usar o tipo de mostarda que preferir!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.